CIDADES

min de leitura - #

Arapongas retoma sistema de monitoramento por câmeras

Da redação

| Edição de 02 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Depois de quase três anos fora do ar, a Segurança Pública e Trânsito (Sestran) está recuperando 20 câmeras do sistema de videomonitoramento do município. O equipamento, de sistema digital, está sendo restaurado e reinstalado.

Imagem ilustrativa da imagem Arapongas retoma sistema de monitoramento por câmeras


Com a reinstalação das câmeras, Arapongas vai totalizar 30 pontos de monitoramento instalados em regiões estratégicas do município. A prefeitura tem, ainda, 40 equipamentos em funcionamento em prédios públicos, como escolas, postos de saúde e departamentos. 
Conforme informações do setor, cinco câmeras já vêm operando em pontos específicos de Arapongas, contribuindo com os serviços da Guarda Municipal (GM) para coibir crimes. “Registramos situações distintas em que pessoas foram presas em flagrante pela GM devido à eficácia deste sistema que capta imagens, transmitindo-as em tempo real para a central de videomonitoramento eletrônico”, explica o GM, Alfredo Quenehen dos Santos Junior. Segundo a GM, o equipamento permite rotação de 360 graus em sistema de digital.
Segundo a prefeitura, a recuperação das câmeras dependia de um serviço especializado de manutenção.
“A atual gestão tem retomado a atenção e os serviços necessários para que o sistema de videomonitoramento atue em prol da segurança pública de Arapongas. Com empenho e soma de esforços teremos em breve as 20 câmeras em bom estado instaladas em prol dos cidadãos”, enfatiza o secretário de Segurança, Coronel César Vinícius Kogut.
O município também está projetando a implantação de um  novo sistema de monitoramento voltado para a identificação de placas de veículos dentro de um projeto mais amplo, do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel).  Seis câmeras foram instaladas como teste no município para avaliação.