CIDADES

min de leitura - #

Aulas são retomadas hoje no Colégio Rosa Delúcia Calsavara

Vanuza Borges

| Edição de 23 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após o assassinato de um aluno dentro do pátio do Colégio Estadual Rosa Delúcia Calsavara, em Cambira, as aulas serão retomadas hoje. Uma reunião foi feita ontem à noite com os pais dos alunos, ouvidoria do Núcleo Regional de Educação (NRE), além de órgãos ligados à saúde e à segurança pública do município, para definir estratégias de abordagens sobre a temática. 

Imagem ilustrativa da imagem Aulas são retomadas hoje no Colégio Rosa Delúcia Calsavara


O aluno Rafael Sanches Cogo, de 16 anos, foi assassinado com golpes de faca por uma colega, que estudava na mesma sala, na noite da última terça-feira. O crime aconteceu ao lado do refeitório após o início das aulas, por volta das 19h20.
De acordo com a chefe do NRE, de Apucarana, Maria Onide Balan Sardinha, a direção da escola convocou uma reunião extraordinária com os pais, Ouvidoria do Núcleo e com os órgãos assistenciais do município, para discutir o assunto e a forma como o luto deverá ser trabalhado com os alunos. “Essa reunião, com profissionais de diferentes áreas, irá ajudar a elaborar a proposta pedagógica a ser aplicada, em especial, com os alunos do período noturno”, diz.
O trabalho, segundo Maria Onide, tem por objetivo evitar novas situações envolvendo violência no ambiente escolar. “A finalidade é traçar estratégias, para que fatos como esse não volte a ocorrer”, destaca.
Segundo o diretor da unidade de ensino Everaldo Sarzi, o tema violência é abordado com frequência com os alunos. “Agora, o que vamos fazer é direcionar algumas ações para os alunos do noturno”, adianta. Vítima e autor, que estudavam no período da noite, eram considerados bons alunos e não tinham histórico de envolvimento com brigas. Aliás, eram também vistos como amigos pelos colegas de escola desde o início do Ensino Fundamental, quando começaram a estudar juntos.
A Vara da Infância e Juventude de Apucarana já solicitou o internamento do adolescente que cometeu o crime, que está apreendido (VANUZA BORGES)