CIDADES

min de leitura - #

Aumenta procura por vagas na indústria da confecção

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após a Prefeitura de Apucarana e diversas entidades se mobilizarem para divulgar que existem cerca de mil vagas em aberto no setor do vestuário, a procura na Agência do Trabalhador já aumentou cerca de 30%. Desde o início desta semana, muitas pessoas estão procurando pessoalmente o órgão ou através do telefone.

De acordo com Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador, a expectativa é que a procura aumente ainda mais nos próximos dias. “Algumas pessoas imaginaram que a agência não estaria atendendo nesses dias por causa do Carnaval, mas outras já estão ligando, levando currículo e fazendo o agendamento do atendimento”, pontua Leiroz.
É o caso de Dionathan Batista da Silva Rosa, de 19 anos. “A minha mãe falou que tinha essas mil vagas em aberto e eu pensava que era mentira, mas eu vim aqui (na Agência do Trabalhador) conferir e é verdade”, afirma Dionathan, que tem experiência como costureiro e na produção de máscaras. “Sempre trabalhei sem registro e agora se Deus quiser vou conseguir meu primeiro emprego com carteira assinada”, diz, esperançoso o trabalhador. 
De acordo com o gerente da agência, parte das empresas do setor do vestuário costumava fazer a contratação direta. “Mas como a demanda aumentou e as empresas estavam com dificuldade de preencher as vagas, a captação da mão de obra está sendo centralizada na Agência do Trabalhador”, reitera.
Conforme Leiroz, o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale) já está repassando a relação de vagas, que estão sendo cadastradas no sistema da Agência do Trabalhador. “Os interessados devem agendar o atendimento e vir munidos com currículo e os documentos pessoais”, orienta o gerente da Agência do Trabalhador.