CIDADES

min de leitura - #

Banco de Leite Humano de Apucarana precisa ampliar número de doadoras

Aline Andrade

| Edição de 02 de agosto de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ontem foi comemorado o Dia Mundial da Amamentação, data criada para promover e fortalecer a prática da amamentação natural. Em Apucarana, todos os cerca de 70 litros de leite materno arrecadados por mês pelo Banco de Leite Humano do Hospital da Providência são utilizados para abastecer o setor materno infantil do hospital, sem sobras.

Imagem ilustrativa da imagem Banco de Leite Humano de Apucarana precisa ampliar número de doadoras

O banco de leite materno recebe cerca de 16 litros de leite por semana, vindos de 80 mulheres de Apucarana e municípios da região que fazem a doação. Esta quantidade é limite para alimentar os bebês atendidos no setor materno infantil do hospital.
De acordo com a enfermeira que coordena o banco de leite do Hospital da Providência Julia Parra, são pasteurizados aproximadamente 70 litros de leite materno por mês. “Utilizamos cem por cento do volume arrecadado para atender os 10 leitos de UTI neonatal e os outros 4 leitos de cuidados intermediários. Não há sobras para doar para outros bebês que ficam nos quartos com as mães, por exemplo. Tudo o que recebemos é utilizado”, conta.
Julia explica que durante alguns meses é possível estocar o leite materno, mas em época de férias como janeiro e julho, a quantidade de doações costuma cair, por isso, sempre trabalham no limite. Para melhorar esta situação, a enfermeira convida mulheres a se tornarem doadoras. “Qualquer mulher que esteja amamentando seu próprio filho e tenha todos os exames do pré-natal negativos pode ser uma doadora. Basta entrar em contato com o banco de leite pelo 3420-1479 que passamos todas as informações. Quando necessário, fazemos o atendimento em domicílio”, disse.
Henryette Scarpelini é mãe de gêmeas e doadora do banco de leite desde que as filhas nasceram, há cerca de 50 dias. Ela conta que, além de colaborar doando o leite, também recebe orientação sobre amamentação. “ É muito importante o trabalho do banco de leite ensinando como amamentar corretamente pra a gente não desistir desse momento tão importante na vida da mãe e do bebê”, conta.

Amamentação é determinante para desenvolvimento
De acordo com o médico pediatra Luiz Carlos Busnardo, o leite materno é determinante para o desenvolvimento geral da criança, para prevenir doenças, desde as alérgicas até as infecciosas e principalmente para o desenvolvimento psicológico do bebê. 
“A amamentação deve ser feita até os dois anos de idade ou mais. O vínculo produzido entre mãe e filho é de extrema importância para o desenvolvimento psicossocial e cognitivo da criança. Hoje em dia, uma em cada 5 crianças apresenta distúrbios psicológicos e o aleitamento materno previne os problemas no desenvolvimento psicológico, além de prevenir várias doenças”, afirmou.
O médico aconselha que as famílias apoiem a mães, principalmente no início da amamentação, que é o período mais difícil, em que a mulher se sente mais cansada. “O apoio da família é fundamental nessa fase. A mãe que tem dificuldades para amamentar precisa entender que é uma deficiência temporária, no momento certo ela vai produzir leite suficiente para alimentar o filho e o nosso banco de leite do Hospital da Providência é muito eficaz e preparado para atender todas as mães que precisarem de ajuda nessa fase”, finalizou.