CIDADES

min de leitura - #

Borrazópolis lança campanha para reformar Igreja Matriz

Adriana Savicki

| Edição de 17 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Desde o início de janeiro, a comunidade católica de Borrazópolis participa de missas no salão paroquial. É que a Igreja Matriz do município, a Paróquia Imaculada Conceição, está em reformas e sem telhado. Como a obra acabou se mostrando bem mais complicada que o previsto inicialmente, a comunidade lançou uma campanha para arrecadar fundos.

Segundo explica o presidente da equipe de finanças da paróquia, Marcelo Pires Rodrigues, a meta inicial era arrumar um vazamento nas calhas e substituir o forro de gesso por um material mais leve, contudo, quando a reforma foi iniciada os problemas começaram a aparecer. “Quando tiramos o forro, percebemos que as vigas de sustentação do telhado estavam tortas”, comenta. Após avaliação de engenheiros, a recomendação foi retirar as telhas para endireitar as tesouras, o que implicou na substituição completa do telhado, que era de telhas de amianto.
“Enfim, quando a gente começou a obra a previsão era uma coisa, mas aí tudo foi mudando”, comenta. Com a igreja sem telhado e aberta, o piso começou a apresentar problemas e terá que ser consertado, será preciso renovar a pintura, substituir a parte elétrica, entre outros reparos. “Como muitas das obras estão em fase de orçamento nem sabemos quanto vamos gastar”, comenta.

CAMPANHA
Para custear a obra, a paróquia está com uma campanha de cotas de R$ 100, que dão direito a um prato decorativo de cerâmica. A igreja parcela a colaboração em até 5 vezes. Interessado sem doar qualquer quantia podem comparecer na Secretaria Paroquial. 
"Nesse momento precisamos da colaboração de todos os fiéis de Borrazópolis e ainda de todas as pessoas que fazem parte da nossa história e moram em outras cidades e que tem uma ligação com a nossa Paróquia, pois, com a ajuda de todos, estaremos realizando a restauração tão sonhada da nossa Igreja", comenta padre Paulo César Alves Rodrigues. (ADRIANA SAVICKI)