CIDADES

min de leitura - #

Botão do pânico começa a operar na próxima quarta-feira em Arapongas

Da redação

| Edição de 18 de abril de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Arapongas, através da Patrulha Maria da Penha, anunciou ontem que dará início à operacionalização do Botão do Pânico na próxima quarta-feira (24).

Imagem ilustrativa da imagem Botão do pânico começa a operar na próxima quarta-feira em Arapongas

O dispositivo eletrônico será acionado quando as mulheres vítimas de violência se sentirem ameaçadas por seus agressores, em caso de descumprimento de medida protetiva. Arapongas foi uma das 15 cidades do estado contempladas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho para a implantação do dispositivo de segurança. Foram liberados R$ 162.451,20 em recursos estaduais, com contrapartida do município. Ao todo, 50 aparelhos foram enviados para Arapongas. 
Conforme a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GM Denice Amorim, a partir de uma decisão judicial, através de históricos de violência já registrados pelo setor, é que os dispositivos serão encaminhados às vítimas. “Todas aquelas vítimas das quais os agressores descumprem a medida protetiva deverão receber os dispositivos através de uma determinação judicial”, afirma.
O Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva (INTP), responsável pelo desenvolvimento do novo dispositivo, vai realizar nos dias 23 e 24 de abril, no Auditório da Prefeitura de Arapongas, uma capacitação para 20 Guardas Municipais, divididos em duas turmas, além de profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Polícia Civil e funcionários que atuam na 1ª e 2ª Vara Criminal do município.