CIDADES

min de leitura - #

BRDE apresenta Fundo Verde em encontro em SP

Diagramação Tribuna

| Edição de 24 de outubro de 2023 | Atualizado em 24 de outubro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prestes a dar mais um passo na sua iniciativa como Banco Verde, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), apresentou suas intenções para futuramente criar e medir créditos de biodiversidade, mecanismos financeiros que visam incentivar projetos ligados à preservação, conservação e restauração da natureza. O Fundo Verde e de Equidade é um exemplo desse caminho, pois se trata de apoio financeiro não reembolsável para projetos de relevante impacto ambiental. A implementação das primeiras ações já está ocorrendo por meio de edital público, com a Fundação Araucária e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. O assunto foi apresentado durante um ciclo de palestras do Instituto Life, denominado “Créditos de Biodiversidade como Tendência de Mercado”, realizado com CEOs e líderes empresariais, nessa segunda-feira, em São Paulo. 

O superintendente do BRDE no Paraná, Paulo Starke, falou sobre como o banco está em processo de posicionamento no mercado, “do trabalho culminando na criação do Fundo Verde, a adesão do BRDE a Coalizão LIFE, uma iniciativa formada por empresas que trabalham com transformação de modelos de negócio e que permitirá que o BRDE incorpore metodologia de geração de créditos de biodiversidade em suas propostas e avalie as operações e programas”. 

Nos últimos 18 meses foram operados nos três estados da Região Sul, onde o banco atua, R$ 7, 4 bilhões, sendo que R$ 1,8 bi correspondem a financiamentos em projetos verdes.