CIDADES

min de leitura - #

Cadastro de artistas para auxílio emergencial é prorrogado

DA REDAÇÃO

| Edição de 24 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur) de Apucarana comunica que o prazo para o cadastramento de artistas, visando o recebimento do auxílio emergencial, foi prorrogado. Previsto para encerrar no dia 14 de setembro, agora os cadastros poderão ser feitos até o dia 14 de outubro. 

De acordo com a secretária da Promatur, professora Maria Agar, uma equipe está à disposição dos interessados no hall de entrada do Cine Teatro Fênix. “No período das  8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, estamos com uma equipe para orientar os interessados em obter o benefício”, informa a secretária.  O benefício é destinado aos artistas, agentes de cultura e pontos culturais. O valor é repassado em três parcelas de R$ 600. No Paraná, o pedido deve ser feito através do site www.sic.cultura.pr.gov.br/auxilio. 
“Para ter acesso ao auxílio, a pessoa deve ter mais de 18 anos, comprovar que está na atividade há pelo menos dois anos, não ser beneficiário de outro auxílio e ter renda familiar mensal compatível”, observa Maria Agar. 
Conforme Maria Agar, muitas pessoas estão confundindo um mapeamento que a Prefeitura iniciou no mês de junho com o cadastramento para o auxílio emergencial. “São duas coisas distintas. Estamos desde junho fazendo um mapeamento para verificar todas as pessoas que trabalham com cultura”, esclarece.  De acordo com a secretária da Promatur, esse mapeamento irá nortear as ações da Prefeitura dentro da Lei Aldir Blanc, recentemente regulamentada pelo Governo Federal.