CIDADES

min de leitura - #

Calendário de 2019 prevê menos feriados prolongados

Da redação

| Edição de 29 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quem se esbaldou com os feriados prolongados em 2018 terá que se acostumar com folgas bem mais modestas no ano que se aproxima. Em 2019, das 12 datas comemorativas nacionais, apenas seis serão prolongadas. E, entre essas, só três terão quatro dias.
Os feriadões de quatro dias acontecerão todos no primeiro semestre: 1º de janeiro, Carnaval e Corpus Christi. Na segunda metade do ano, o descanso vai rarear porque três dos principais feriados (7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro) vão cair em sábados.
Para os paulistas, a comemoração da Revolução Constitucionalista, em 9 de julho, é promessa de um pouco mais de sossego, porque cai numa terça-feira. 
Enquanto boa parte da população lamenta, os comerciantes esfregam as mãos com a possibilidade de aumentar os lucros em 2019 em comparação a este ano. Serão 253 dias úteis no ano que vem, três a mais do que teve em 2018.
"O varejo na capital talvez se beneficie", afirma o economista da Associação Comercial de São Paulo Emilio Alfieri. "Um dia útil representa 4% a mais nas vendas", afirma. O economista diz que mais dias trabalhados podem ter uma repercussão positiva na economia e no PIB.