CIDADES

min de leitura - #

Câmeras auxiliam Corpo de Bombeiros nas ocorrências

DA REDAÇÃO

| Edição de 24 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Câmeras de monitoramento estão auxiliando o trabalho do Corpo de Bombeiros de Apucarana. A corporação é um dos órgãos de segurança que têm acesso ao Sistema Municipal de Monitoramento por Câmeras. Ao receber a chamada, o operador consegue visualizar em tempo real a situação no local da ocorrência, definindo com maior precisão a quantidade de bombeiros a serem deslocados, bem como o tipo de viatura e os equipamentos necessários. O sistema de tecnologia virtual foi criado através de uma parceria público-privada, entre o Município e a empresa Ômega Consultoria Empresarial Ltda e já vinha sendo usado pela Polícia Militar e Guarda Municipal.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, visitou ontem o Centro de Operações Bombeiros Militares (Cobom), localizado no quartel central do 11o Grupamento de Bombeiros, na Rua Ponta Grossa. Acompanhado do tenente-coronel Fábio Roberto de Azevedo Thereza e equipe, o prefeito acompanhou na prática o funcionamento do sistema. 
“As imagens já vinham sendo utilizadas pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar, sendo uma importante aliada na investigação de crimes. Há cerca de três meses, elas também passaram a ser utilizadas pelos bombeiros, dinamizando o atendimento das ocorrências”, pontua Junior da Femac. 
Segundo o comandante do 11o Grupamento de Bombeiros, as câmeras conseguem cobrir diversos pontos da cidade e dão uma dimensão mais precisa da ocorrência em tempo real. “Conseguimos acionar as equipes sabendo o que está acontecendo no local. No caso de um acidente, é possível saber qual a gravidade e o número de vítimas. Já no caso de um incêndio, conseguimos ter uma dimensão das proporções e monitorar a situação em tempo real”, frisa o tenente-coronel. 
O Cobom recebe dezenas de chamadas diariamente e o monitoramento por câmeras também permite uma comunicação melhor entre quem faz a chamada e o operador da central. “As pessoas fazem a chamada e muitas vezes não conseguem explicar com exatidão o local e a tecnologia nos ajuda a ter maior precisão da localização da ocorrência, o que garante mais agilidade e dinamismo no atendimento”, reforça Azevedo.
Além de conhecer o Cobom, o prefeito Junior da Femac também visitou as obras de ampliação do quartel central, viabilizadas com recursos municipais e também do governo do Estado.