CIDADES

min de leitura - #

Campanha da Fraternidade 2018 vai discutir a superação da violência

Ivan Maldonado

| Edição de 10 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Realizada anualmente pela Igreja Católica no período da Quaresma, a Campanha da Fraternidade deste ano traz como tema "Fraternidade e superação da violência", tendo como lema, “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8). Em Ivaiporã, o lançamento oficial da campanha será na quarta-feira (14) com a missa de distribuição de cinzas nas igrejas católicas Espírito Santo, Bom Jesus e Santíssima Mãe de Deus. 

De acordo com o pároco João Voltarelli, da Paróquia Bom Jesus, a Campanha da Fraternidade é realizada em um tempo especial que antecede a Páscoa. “É um grande momento de retiro espiritual, em que a igreja convoca os seus fiéis cristãos a se preparar para a ressurreição de Jesus. E o tema da campanha deste ano vai mostrar que a violência não é normal, não é comum. Que nós podemos e queremos superar a violência, queremos cultivar a paz", assinala.
Votarelli lembra que a violência já foi tratada em outras campanhas. “Mas é um tema presente, ainda mais neste momento de insegurança que estamos vivendo. Todos os dias temos notícias de violência, assaltos e agressões, e a campanha vai indicar 12 rostos de violência. A violência doméstica, que inclui crianças, mulheres e idosos, a violência do trânsito e o narcotráfico são algumas exemplos dessas violências”, enfatiza. 
Quanto ao lema "Em Cristo somos todos irmãos", ele diz que busca resgatar o sentido da Fraternidade. “Jesus nos ensinou que somos todos irmãos e irmãs, filhos de um mesmo Pai”, assinala.