CIDADES

min de leitura - #

Canil abre canal para denúncias de maus tratos contra animais

Da redação

| Edição de 21 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em apenas três dias de funcionamento, a iniciativa do Canil Municipal de Apucarana de disponibilizar o aplicativo do WhatsApp para receber denúncias de maus tratos a animais surpreendeu. Quinze casos foram denunciados. O canal de comunicação foi implantado nesta semana e facilita a formalização de denúncias.

Imagem ilustrativa da imagem Canil abre canal para denúncias  de maus tratos contra animais


“Recebemos 15 denúncias neste curto período e as que já foram averiguadas por nossa equipe eram procedentes, ou seja, foram constatadas situações de maus tratos de gatos e cães”, informa o coordenador do canil, Luan Rafael da Silva Santos. 
O aplicativo do WhatsApp, pelo número (43) 99626-3680, é exclusivo para denúncias de maus tratos em Apucarana, que podem ser complementados pelo denunciante com fotos e vídeos do crime. O serviço, que começou a ser disponibilizado pelo canil municipal na última segunda-feira (17), será utilizado como uma forma de protocolo e oficialização da denúncia, o que anteriormente não era possível através da ligação pelo telefone fixo. 
De acordo com Luan Santos, as denúncias serão averiguadas pela equipe do canil e, quando constatado o crime de maus tratos, como animais em situações de abandono, mutilação e agressões, será solicitado o auxílio da Sociedade Protetora dos Animais (Soprap), bem como da Polícia Civil visando responsabilizar o responsável pelo crime de maus tratos de animais.

POPULAÇÃO
A população do canil municipal no momento é de 120 cães e 60 gatos. “Cerca de 70% desses animais chegaram até nós devido a maus tratos. “A população pode nos ajudar tanto fazendo denúncias como se dispondo a adotar os animais que estão sob nosso cuidado e proteção no canil”, afirma Luan Santos.