CIDADES

min de leitura - #

Capacitações contribuem para formalização de empresas

Da redação

| Edição de 21 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A cada 15 dias, o Salão Nobre da Prefeitura de Apucarana recebe entre 30 e 50 empreendedores interessados na formalização dos seus negócios. Os treinamentos periódicos são disponibilizados através de uma parceria entre o Sebrae, Sala do Empreendedor e Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Desde o início do ano, já foram realizadas seis capacitações e a estimativa é que, com o trabalho, as formalizações cresceram cerca de 30% neste período.

Imagem ilustrativa da imagem Capacitações contribuem para formalização de empresas


De acordo com Débora Ribeiro, consultora de planejamento estratégico do Sebrae, as palestras atraem desde jovens a aposentados. “A faixa etária é bem diversificada. Temos jovens, muitas pessoas acima dos 40 anos e até aposentados. Acreditamos que as palestras instigam as pessoas. Muitas estão desempregadas e querem abrir seu próprio negócio, outras estão na informalidade e buscam regularizar a situação e há ainda aquelas que estão empregadas e têm vocação empreendedora”, pontua.
Durante o treinamento, os participantes recebem orientações sobre a formalização através do MEI (Microempreendedor Individual), os serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor que funciona no térreo da Prefeitura e linhas de crédito disponibilizadas pelo Banco Fomento Paraná.
O secretário municipal de Indústria e Comércio, Moacir Salve, salienta que o momento pelo qual passa a economia brasileira exige profissionalismo. “Neste sentido, a Sala do Empreendedor presta um trabalho contínuo de capacitação. Não é simplesmente abrir o MEI (Microempreendedor Individual) e deixar o pequeno empresário tão somente tocar o negócio”, pondera.
Durante a palestra, os interessados recebem uma programação com treinamentos de gestão empresarial, que são oferecidas ao longo do ano. “São consultorias, palestras e oficinas sobre vendas, finanças, marketing, planejamento e outros temas que serão disponibilizadas neste período na sala do Empreendedor”, cita Salve, frisando que os primeiros seis meses são cruciais na consolidação do negócio.