CIDADES

min de leitura - #

Carnaval movimenta empresas de turismo em Apucarana e Arapongas

FERNANDA NEME APUCARANA

| Edição de 19 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O carnaval acontece no período do dia 22 a 25 de fevereiro, mas já movimenta empresas de turismo de Apucarana e Arapongas, com vendas de pacotes de viagens e passagens de ônibus.

Em Apucarana, segundo o consultor de viagens João Felipe Maistrovicz, a procura foi grande, principalmente para resorts e hotéis fazenda da região de Apucarana, onde os turistas podem ir de carro. “O feriado de carnaval costuma ter tarifas até 70% maiores que outras datas, e mesmo assim a maioria dos hotéis e resorts estão lotados”, explica.
Apesar do preço das viagens aumentar nesta época do ano, João diz que os valores ainda estão dentro do orçamento do consumidor. Por outro lado, de acordo com o consultor de viagens, pacotes para o nordeste ou destinos internacionais não tiveram o mesmo ritmo de procura. “Porém, a forma de pagamento facilitada e a compra antecipada do pacote foi o que impulsionaram as vendas”, observa. 
A agente de viagens Regiane Moraes, de Apucarana, também observou que este ano os pacotes vendidos foram para locais mais perto da cidade, como Morretes, próxima à Curitiba, e para resorts com alimentação e bebidas inclusos, que mostram que o público de 25 a 45 anos prefere passeios em família. “Vendemos muitos pacotes para resorts e lugares que ficam a duas horas ou um pouco mais daqui”, afirma. 
Além disso, Regiane percebeu que as pessoas que procuraram a empresa onde trabalha preferem um roteiro mais curto e econômico para o período de carnaval. “Nós vendemos cruzeiros e viagens mais longas, mas os passeios curtos prevaleceram este ano devido à facilidade de pagamento. A maioria desses locais aceita o pagamento em até 10 vezes no cartão de crédito”, conta. 

ARAPONGAS 
Em Arapongas, uma empresa de ônibus intermunicipal que opera na rodoviária da cidade aumentou em sete ônibus a frota para operar no período de carnaval. “São sete veículos extras para Santos, Curitiba, São Paulo e Santa Catarina. A procura deve aumentar ainda mais até o final desta semana”, diz a gerente da empresa Cibele dos Santos Reina. 
Apesar da venda no guichê ser grande, Cibele diz que a procura de passagens de ônibus no aplicativo e no site da empresa também são grande e podem até ultrapassar a compra presencial. “As pessoas querem facilidade e conforto. A prova é que as poltronas do leito e leito cama são as que esgotam primeiro nesta época e durante o ano todo”, explica.