CIDADES

min de leitura - #

Casos de embriaguez ao volante crescem 128%

Renan Vallim

| Edição de 18 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os casos de flagrantes de motoristas embriagados mais que dobraram em Apucarana neste primeiro semestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana, que aponta a imprudência e o aumento da fiscalização como causas para o crescimento dos números. Só neste final de semana, três pessoas foram presas por combinar álcool e direção no município. Em Arapongas, uma mulher foi morta em um acidente provocado por um motorista embriagado.

Imagem ilustrativa da imagem Casos de embriaguez ao volante crescem 128%
PM acredita que imprudência e aumento da fiscalização motivaram o aumento dos números | Foto: Delair Garcia

Segundo dados do Pelotão de Trânsito do 10º BPM, foram 42 casos de embriaguez no volante em Apucarana no primeiro semestre de 2016. Já no mesmo período deste ano, foram registrados 96 casos, um aumento de 128,6%.
De acordo com Kelly França, tenente da Polícia Militar de Apucarana, o aumento da fiscalização fez com que os números aumentassem. “Neste ano de 2017, intensificamos o patrulhamento preventivo, fazendo com que motoristas em situação irregular fossem notificados, autuados e até mesmo presos. O número de abordagens aumentou, fazendo com que aumentasse a quantidade de pessoas embriagadas flagradas dirigindo veículos”, disse.
Segundo ela, os números preocupam. “Eles mostram que muita gente ainda bebe e dirige. Já foi provado que qualquer ingestão de bebidas alcoólicas altera a percepção do indivíduo. O tempo de reação cai, o que eleva o perigo tanto para os ocupantes do veículo quanto para as outras pessoas que fazem parte do trânsito, como pedestres e outros veículos. Não é à toa que boa parte dos acidentes são causados por alguém embriagado”, destacou a tenente.

PRISÕES
Na madrugada deste domingo (16), três motoristas foram presos dirigindo sob efeito de álcool em Apucarana. Um deles, de 31 anos, foi flagrado por volta das 00h30 na Barra Funda. O teste do etilômetro indicou 0,95 mg/L. No carro haviam outras pessoas que foram liberadas enquanto o condutor foi encaminhado à delegacia.
A segunda prisão aconteceu às 4h na Praça Rui Barbosa. Um motociclista de 27 anos, em visível estado de embriaguez, se negou a realizar o teste do etilômetro. A PM verificou ainda que sua carteira de motorista estava cassada. O terceiro motorista preso, de 24 anos, dirigia um veículo com placas de Faxinal, por volta das 04h20, no Jardim Apucarana. Bastante agressivo, ele dificultou a abordagem e chegou a falar aos polícias que se prendessem seu carro ele os mataria. Ele não possuía carteira de habilitação e foi submetido ao teste do etilômetro, que indicou 0,53mg/L.

Mulher morre atropelada

Mas o caso mais grave envolvendo álcool e direção neste final de semana aconteceu em Arapongas. Dolores Miranda Zambam morreu na noite de sábado (15) após ser atropelada por um motorista ao lado do Ginásio Mateus Romera, no Conjunto Flamingos, em Arapongas. De acordo com a Polícia Militar (PM), José Aparecido Gomes Júnior, de 24 anos, atingiu três pessoas que atravessavam a rua. A mulher morreu na hora, enquanto as outras duas vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas ao Hospital João de Freitas em estado grave.
Segundo a PM, o motorista foi contido por populares até a chegada dos policiais, chegando a ser agredido. Ainda de acordo com a polícia, o motorista saiu da cadeia há poucos dias, onde cumpria pena por tráfico de drogas. Ele foi submetido ao teste do etilômetro que confirmou seu estado de embriaguez. Gomes foi detido e encaminhado à 22ª Subdivisão Policial (SDP) de Arapongas.
De acordo com a PM, 13 pessoas foram identificadas dirigindo sob efeito de álcool no primeiro semestre de 2016. No mesmo período de 2017, foram 18 motoristas embriagados, aumento de 38,5%.