CIDADES

min de leitura - #

Catedral lança campanha para levantar recursos para Parque da Redenção

SÍLVIA VILARINHA APUCARANA

| Edição de 08 de agosto de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Catedral Nossa Senhora de Lourdes de Apucarana está divulgando uma campanha para arrecadar fundos para a construção das novas estátuas do Parque da Redenção. Localizado na região do Barreiro e sob administração da Mitra Diocesana, o parque retrata as 14 estações da Via Sacra. 

Segundo o monsenhor Roberto Carrara, pároco da Catedral, a igreja está pedindo ajuda para empresários e famílias que possam fazer doações. Cada estátua vai custar em média R$ 8 mil e o projeto inclui mais de 40 esculturas. “Precisamos de aproximadamente 30 patrocinadores, que irão pagar parcelas de R$400, por vinte meses. Assim que tivermos alcançado a totalidade de patrocinadores, faremos uma assembleia, onde será sorteado o nome da empresa ou da família que será escrita em baixo da estátua, em forma de agradecimento e reconhecimento pela grande ajuda”, explica Carrara.  
Ainda de acordo com o monsenhor, já existem 10 patrocinadores que vão ajudar com os recursos. A obra está sendo feita por um artista de Astorga. “Só na via sacra são 14 estações e cada estação terá no mínimo três imagens. O projeto inclui ainda três arcanjos, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete”, comenta o padre.
O artista também será responsável por  esculpir a gruta e fara imagens do Batismo de Jesus, Cristo agonizando, Santa Ceia, Sepulcro e Cristo ressuscitado. “Ontem o escultor já foi lá no parque para preparar a armação dos três arcanjos.  Quem quiser nos ajudar, pode ir ou ligar na Catedral Nossa Senhora de Lourdes que enviaremos nossos representantes para formalizar um contrato. Precisamos e contamos com a ajuda de famílias e empresários”, detalha o padre.  
A tesoureira do parque Alexsandra Assis Garcia, conta que em 2014 a administração do parque passou à Mitra Diocesana, mas que a prefeitura de Apucarana ainda é responsável por manter a pavimentação, poda de árvores e grama.  
Ela ainda explica que várias esculturas que se localizavam ao lado do antigo vertedouro, onde estava abrindo uma grande erosão, precisaram ser removidas durante a construção do novo vertedouro. Muitas peças não resistiram à remoção e as esculturas que restaram, de acordo com a análise da Secretaria de Obras, estavam com a estrutura condenada, devido ao material frágil que foi utilizado na sua construção.
“ A igreja através da Catedral, se propôs a colaborar com o município na reconstrução das esculturas, tendo como objetivo preservar e difundir a devoção e a piedade cristã”, detalha.  
Alexsandra ainda repassou que a Igreja voltou a trabalhar na gruta que já está quase pronta.  “Agora vem o escultor para preparar todos os detalhes artísticos. O grande rosário já está pronto. Nosso objetivo é entregar a gruta pronta até fevereiro do ano que vem, antes do dia 11, quando é celebrado o dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da cidade. Conforme contrato, o escultor tem um prazo de até dois anos para reconstruir as imagens”, finaliza.