CIDADES

min de leitura - #

Cerca de 20% dos contribuintes da região ainda não enviaram a declaração do

Renan Vallim

| Edição de 28 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Hoje, às 23h59, termina o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017. Até ontem, 79% dos contribuintes da região de Apucarana já haviam entregado o documento. Em todo o Brasil, ainda eram esperadas 4,9 milhões de declarações às 11 horas de ontem, de acordo com o último boletim divulgado pelo Governo Federal.

Imagem ilustrativa da imagem Cerca de 20% dos contribuintes da região ainda não enviaram a declaração do

De acordo com o agente da Receita Federal em Apucarana, Fernando Moscato Neri, a expectativa é receber quase 20,3 mil declarações. Ontem, mais de 16 mil já haviam sido entregues, o que equivale a aproximadamente 79%. “O ritmo está dentro do que esperávamos. Falta ainda mais de 20% do volume que esperamos, mas isso não nos preocupa porque, tradicionalmente, as pessoas deixam para a última hora”, explica.
A agência local de Apucarana, que atendia ainda outros seis municípios até janeiro, teve um acréscimo de outras nove cidades. A agência de Ivaiporã, que atendia essas região, teve as atividades suspensas por dois anos. De acordo com a Receita, o fechamento se deve a vários fatores, dentre eles o baixo movimento e a falta de servidores.
“Isso deve fazer com que o número de declarações recebidas pela agência apucaranense suba cerca de 40%. Até agora, esses pouco mais de 5,5 mil documentos foram enviados partido destas cidades. Como não atuávamos naquela região, não temos como estimar o total aproximado de documentos que iremos receber até o fim do prazo”, diz Fernando.
Ele afirma que os contribuintes que ainda não entregaram o documento devem ficar atentos. “Mesmo tendo deixado para o último dia, o que não é recomendável, os contribuintes não devem deixar para as últimas horas do prazo, pois o sistema de envio do documento pode congestionar e ficar lento. Também é preciso revisar bem os valores digitados. Este é o principal erro encontrado nas declarações”, diz.
Nos escritórios de contabilidade, a correria é enorme. No entanto, alguns se anteciparam e a situação nestes é mais tranquila. “Já fizemos cerca de 220 declarações. Deve estar faltando meia-dúzia, mais ou menos. Na abertura do prazo, nós mandamos uma cartinha para os clientes e eles já vão coletando os documentos, por isso não temos muito trabalho na reta final”, afirma José Gilberto Rui, gerente de um escritório de Apucarana.

BRASIL
A Receita Federal recebeu, até as 11 horas de ontem, mais de 23,4 milhões de declarações, o que equivale a 82,7%. A expectativa é de que 28,3 milhões de contribuintes entreguem o documento. Já n o Paraná, das 1,8 milhão de declarações esperadas, cerca de 1,5 milhão, ou 83,6%. O superintendente do Imposto de Renda do Governo Federal, Joaquim Adir, acredita que a meta será cumprida. “Ainda há tempo e o contribuinte normalmente deixa para a última hora”, afirma ele.
A Receita alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.