CIDADES

min de leitura - #

Chamadas spam tiram o sossego de usuários de telefonia na região

Ivan Maldonado

| Edição de 18 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ligações constantes – geralmente de números desconhecidos ou sem identificação -, por dias seguidos, vendendo produtos ou serviços que já foram recusados em outras ocasiões ou ligações que, quando atendidas, caem. Esse problema tem um nome: chamadas spam. No ano passado, uma pesquisa desenvolvida pela Truecaller revelou que as empresas de telefonia, juntamente com as de serviços financeiros e cobranças, são as que mais realizam este tipo de serviço de telemarketing. O relatório também mostra que o Brasil é o terceiro país com mais chamadas de spam no mundo, ficando atrás somente da Índia e dos EUA. 
As maiores reclamações dos usuários estão ligadas aos robocalls, um sistema de telemarketing criado para facilitar a vida dos operadores. O robocall disca para uma lista enorme de contatos e então interrompe a chamada se não houver atendentes para falar com o cliente. Em Ivaiporã, o fotógrafo João Batista Pires é uma das pessoas que recebe ligações diariamente de telefones desconhecidos. Só numa manhã desta semana, ele atendeu a 12 ligações, de vários números diferentes, 
“Você está trabalhando, o celular toca, você atende e não tem ninguém do outro lado da linha. Pouco depois, outra ligação, um número diferente, e mais uma vez ninguém atende. Passa mais um tempo, toca outra vez e por aí vai. Aí toca novamente, você atende e desligam na sua cara. Isso vai irritando e, muitas vezes, acaba atrapalhando o desenvolvimento do serviço da gente. Uma falta de respeito” reclama. 
Conforme Pires, ele sempre recebeu este tipo de ligações. Porém, nos últimos anos as chamadas acabaram se acentuando. “No início eram uma ou duas ligações por dia, mas agora está impossível, não se tem mais paz. Por um tempo, eu até bloqueava esses números, mas agora parece que essas empresas se especializaram, nunca ligam duas vezes com o mesmo número”, comenta. 

BLOQUEIO
O radialista Josuel Roberto, que também sofreu por muito tempo com esse tipo de ligações, conta como resolveu o problema. “Realmente é irritante. Cheguei a trocar o número do celular por causa disso e não resolveu. Depois de algum tempo as ligações indesejáveis retornaram. Até que um dia, um amigo me informou que eu poderia solicitar o bloqueio no site do Procon. Fiz isso, uns 20 dias depois fiquei livre, e nunca mais recebi esse tipo de ligação”, comenta.
O serviço é disponível tanto para linhas de telefone celular como fixo e pode ser mantido por tempo determinado. Segundo o radialista essa foi a melhor medida para se livrar das ligações incômodas.