CIDADES

min de leitura - #

Cocap quer aumentar eficiência na separação do lixo reciclável

Renan Vallim

| Edição de 06 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Cooperativa dos Catadores de Apucarana (Cocap), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lança na próxima semana uma campanha para melhorar a separação do lixo reciclável pelos moradores da cidade. A iniciativa vai distribuir gratuitamente as chamadas ‘sacolas retornáveis’, confeccionadas pelos próprios cooperados, que servirão para auxiliar no manejo correto dos materiais. 

Imagem ilustrativa da imagem Cocap quer aumentar eficiência na separação do lixo reciclável


O lançamento da campanha e distribuição das primeiras sacolas irá acontecer na semana que vem, dia 13, no Complexo Esportivo José Antônio Basso, o Lagoão, em horário ainda a ser definido. De acordo com o gestor da cooperativa, Antônio Roberto Nogueira, metade do material reciclável arrecadado pela Cocap acaba indo parar no aterro sanitário municipal.
“Recolhemos entre 200 e 250 toneladas de lixo reciclável por mês. No entanto, metade desse volume não pode ser reciclado porque vem misturado a lixo orgânico e, por isso, precisa ser descartado. Com a campanha, nossa meta é ‘zerar’ este índice de materiais recicláveis que não podem ser utilizados”, afirma.
O projeto vai ser iniciado em regime experimental na Vila São Carlos, região oeste da cidade, próximo ao Lagoão. Moradores das proximidades receberão as sacolas, feitas de material resistente e que tem vida útil estimada em 12 meses. “As sacolas são feitas dentro da própria cooperativa, com material recolhido por nós mesmos. A ideia é que as pessoas coloquem os recicláveis dentro e ponham a sacola em seus portões, no dia da coleta seletiva. Os materiais serão recolhidos, mas a sacola fica para o morador, que a reutiliza”, explica Antônio.
Paralelo a isso, informações serão disponibilizadas para a população, para que as pessoas saibam a maneira correta de descartar o lixo reciclável. Medidas simples, como passar uma água nas latas e embalagens antes do descarte garantem mais eficiência na coleta.  “Acreditamos que, futuramente, o volume de recicláveis arrecadado deva subir. Mas o objetivo inicial não é este, mas sim melhorar a qualidade do que é recolhido”, conta o gestor da Cocap.
Futuramente, as sacolas reutilizáveis deverão ser disponibilizadas para toda a população. “Iremos abrir um cadastro para os interessados, que poderão se inscrever para que possamos confeccionar os materiais. Estamos também buscando parceiros nesta empreitada, para reduzir nossos custos de produção futuros. O interessante é que, com esta iniciativa, uma nova linha de produção foi criada dentro da Cocap, gerando mais emprego”, ressalta Antônio.