CIDADES

min de leitura - #

Colégio cívico-militar pode ser instalado em Jardim Alegre

DA REDAÇÃO

| Edição de 13 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Professores, funcionários e pais de alunos matriculados no Colégio Estadual Anita Garibaldi, de Jardim Alegre, participaram ontem de consulta pública para mudar do modelo tradicional para o cívico-militar. Com 517 alunos matriculados, a escola integra o grupo de 16 instituições de ensino estadual que foram indicadas pelo Governo do Estado anteontem.

As pessoas devem levar um documento pessoal para votar e pais ou responsáveis votam de acordo com o número de dependentes matriculados na escola. A recomendação é que cada pessoa leve sua própria caneta para registrar sua assinatura.
Para ter validade, mais de 50% das pessoas aptas a votar devem participar da consulta. Se a votação não atingir quorum necessário até as 21 horas, a consulta continua hoje, das 8 às 21 horas. 
Caso consulta seja aprovada, o Colégio Estadual Anita Garibaldi será a primeira escola do Núcleo Regional de Ivaiporã a adotar o modelo cívico-militar. Em outubro, os dois colégios de Ivaiporã, Idália Rocha e Antônio Diniz Pereira, que haviam sido selecionados para o projeto não tiveram aprovação da comunidade escolar para implantação. Dos 216 colégios da rede estadual selecionados inicialmente para transição, 186 aprovaram a implantação do novo sistema, incluindo escolas em Apucarana (3), Arapongas (3), Jandaia do Sul e Faxinal, do NRE de Apucarana.
Segundo o governo do estado, as novas instituições selecionadas havia solicitado ao governo a mudança. “Foram escolas que pediram para mudar o modelo tradicional e adotar o cívico-militar. Todas as comunidades escolares envolvidas nesta etapa - pais, alunos, professores, diretores e demais profissionais da Educação -, já foram avisadas antecipadamente pelos núcleos e pela secretaria do início da consulta”, explica Adriana Kampa, diretora de Gestão e Planejamento da secretaria, responsável pela organização da consulta pública.