CIDADES

min de leitura - #

Com 80% concluído, centro esportivo de Apucarana será inaugurado em maio

Renan Vallim

| Edição de 23 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Apucarana deve ser inaugurado em maio deste ano. A obra, que passou por problemas por conta da falência da empresa que iniciou a obra, está aproximadamente 80% concluída, de acordo com a prefeitura. Um novo atraso no cronograma - a prefeitura tinha anunciado entrega para novembro do ano passado - foi registrado por conta de acréscimos que precisaram ser feitos no projeto original, encarecendo a obra em aproximadamente R$ 345 mil, cerca de 8% do valor total do projeto.

Imagem ilustrativa da imagem Com 80% concluído, centro esportivo de Apucarana será inaugurado em maio


De acordo com o secretário municipal de Obras, Herivelto Moreno, o projeto original, orçado em R$ 4,275 milhões, é padrão do Governo Federal e não prevê peculiaridades de cada cidade. “Tivemos que acrescentar, neste início de ano, verbas adicionais para a construção de calçadas, muros e outras obras técnicas que já haviam sido feitas, como contenção de movimentação de terras. Elas são necessárias, mas não haviam sido previstas no projeto original”, explica.
Segundo ele, a obra acabou sendo atrasada em aproximadamente 30 dias para que fossem realizados os trâmites burocráticos referentes à estas inclusões, mas a construtora já retomou as atividades. “Hoje, estão sendo construídas as rampas de acesso ao ginásio e à pista de atletismo. Em breve, uma das partes mais cruciais da obra será iniciada: a colocação do piso, tanto da pista quanto do ginásio”, destaca.
O projeto foi elaborado para atender regiões com alta vulnerabilidade social. Depois de concluído, o CIE irá abrigar toda a estrutura necessária para que a população pratique atletismo, basquete, boxe, handebol, judô, taekwondo, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton, levantamento de peso, tênis de mesa e futebol de salão.
Também haverá espaço para modalidades paraolímpicas, como esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol sentado e goalball. O ginásio poliesportivo, com arquibancada para cerca de 200 pessoas, terá ainda área de apoio para administração, sala de professores e técnicos, vestiários, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público e pista de atletismo.
O espaço terá, ao todo, 3.750 metros quadrados de área construída e fica anexo ao Parque do Japira. Apucarana foi contemplada com o Modelo III de CIE, o maior oferecido pelo Governo Federal.