CIDADES

min de leitura - #

Comerciantes querem revogar lockdown em Rosário do Ivaí

Da Redação

| Edição de 03 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Documento protocolado na Prefeitura de Rosário do Ivaí, assinado por 45 empresários locais, pede ao prefeito Ilton Shiguemi Kuroda (PSD) a revogação do decreto que proíbe a abertura do comércio aos sábados e domingos e a venda de bebidas alcoólicas em qualquer dia da semana no período de 28 de maio a 14 de junho. Tais medidas foram aprovadas em recente reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), porém a comunidade de Rosário do Ivaí, através de seus representantes, não vê necessidade dessas medidas drásticas na cidade.
Comerciantes reclamam que não têm sido ouvidos pela administração municipal no tocante à eficácia dessas medidas. Eles pedem que o prefeito ao menos marque uma audiência pública para que todos, em conjunto, possam encontrar o melhor caminho de combate ao avanço da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com documento assinado pelos comerciantes, existem pontos de restrições da pandemia que nada têm a ver com a realidade de Rosário do Ivaí, principalmente o suposto aumento significativo de casos positivados no município.
Os comerciantes citam leis federais e até o decreto estadual que não rezam medidas dão drásticas. Eles citam ainda o próprio decreto do governador Ratinho Junior (PSD), que flexibilizou o toque de recolher para bares, restaurantes e lanchonetes. 
Na manhã de ontem, um grupo de empresários foi até a Prefeitura, porém não encontrou o prefeito no gabinete. Eles foram recebidos por um funcionário, que informou apenas que o atendimento presencial em órgãos públicos está suspenso. A reportagem da Tribuna tentou contato com o prefeito pelo celular, porém todas as ligações caíram na caixa postal.

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (PSL), esteve reunido ontem com representantes da Associação Comercial e Empresarial de Jandaia do Sul (Acejan) para discutir medidas restritivas contra a Covid-19. Segundo ele, ficou decidido que não haverá lockdown nos próximos finais de semana, permanecendo o comércio aberto no sábado e no domingo. 
Donos de restaurantes, bares e o comércio em geral garantiram que vão seguir as regras sanitárias contra a Covid, respeitando a capacidade de presença de clientes, exigência de uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social, além de obediência ao toque de recolher.
O prefeito alertou, no entanto, que a fiscalização municipal será reforçada visando om cumprimento das medidas restritivas e sanitárias. “A colaboração da população é fundamental neste momento. Os hospitais da nossa região estão lotados. A situação é muito grave”, afirmou o prefeito. 
A Prefeitura reforça a importância do uso de máscaras, do respeito ao distanciamento social e da proibição de aglomerações em qualquer horário e local. O toque de recolher segue às 20 horas e o funcionamento de delivery até meia-noite, até o dia 14 de junho. 
É importante enfatizar, de acordo com a Prefeitura, que neste período o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos e bares/restaurantes não é permitido em nenhum dia e horário. Esportes coletivos e eventos (de qualquer tamanho) ficam proibidos também até 14/06/2021, às 5 horas, mesmo aos que já estavam autorizados anteriormente.