CIDADES

min de leitura - #

Conselho Tutelar atendeu mais de 600 casos em Arapongas

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Conselho Tutelar de Arapongas atendeu, em média, quase 2 ocorrências por dia em 2020. O relatório anual foi divulgado nesta sexta-feira e aponta que foram realizados 658 atendimentos com procedência, ou seja, com as aplicações das devidas medidas de proteção. 

Violência física e psicológica com 91 registros, situações que colocam em risco a vida e saúde de crianças e adolescentes (83), impedimento de acesso ou negligência em relação à educação infantil (67) e violência e abuso (44) estão entre as situações com maior número de registros. O conselho também registrou situações de privação ou dificuldade de convívio familiar (11); casos de inadequação do convívio familiar (35), entre outras situações. 
A conselheira Martha Marchiori afirma que o órgão tem buscado se fortalecer junto à população, sobretudo com a pandemia da Covid-19. “Ano passado, e também 2021, seguem sendo anos atípicos, com a pandemia. O confinamento familiar faz com que esse tipo de violência aconteça com mais frequência, realidade essa em todo o país. Por isso, é preciso que a população entenda o papel fundamental do Conselho Tutelar”, diz. 
Ela acrescenta ainda que no ano passado, três conselheiras foram afastadas por contraírem Covid-19. “Uma delas, acabou se contaminando quando fazia auxílio domiciliar. Atualmente todas já estão aptas novamente para execução das atividades. O que queremos mostrar com isso é que o Conselho Tutelar não cessa as atividades. Redobramos a cada dia os cuidados contra a Covid-19, mas sempre executando as ações pelo direito das crianças e adolescentes”, ressalta. 

DENÚNCIAS
O Conselho Tutelar de Arapongas orienta à população que denúncias e informações devem ser feitas através do telefone: 3902-1159, também pelo: 98806-0832 (disponível 24 horas) ou ainda pelo Disk 100. O Conselho está situado na Rua Pombas, 965 – Centro.