CIDADES

min de leitura - #

Consórcio vai regionalizar venda de produtos de origem animal

Da redação

| Edição de 13 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Prefeitos, secretários municipais e lideranças de 15 municípios do Vale do Ivaí estiveram reunidos anteontem discutindo as recentes mudanças no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) com a finalidade de ampliar a comercialização do agronegócio da região. No encontro, realizado em Ivaiporã, os prefeitos presentes também assinaram um termo de intenção de adesão ao Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural e Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (CID Centro) que é composto por 18 municípios da região central do estado. 
O médico veterinário da Emater, Carlos Eduardo dos Santos, destaca que uma das mudanças do SISBI é a autorização para a comercialização de produtos de origem animal entre cidades que integram o mesmo consórcio, ampliando a área de abrangência da certificação municipal. 
Santos explicou que com a nova legislação, a produção local - seja de leite e derivados, carne, embutidos, peixes, mel - originária de um município poderá ser levada para venda em feiras, mercados, supermercados de cidades consorciadas, desde que atendidas as exigências legais e sanitárias, com a utilização de selo de qualidade estampado nos produtos do consórcio. 
“Com a adesão ao consórcio CID Centro sediado em Pitanga, nós vamos conseguir transformar a nossa região, que terá aproximadamente 500 mil habitantes para essa comercialização. Então isso muda muito a maneira de comercializar e desenvolver as nossas agroindústrias. Será uma região bem grande, desde lá de Guarapuava até Faxinal, serão 33 municípios que vão fazer parte deste consórcio”, disse Santos. 
Para que o produtor possa fazer a comercialização dos produtos legalmente na região dos municípios consorciados, ele deverá estar inscrito no Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
O evento foi realizado pelo Conselho de Desenvolvimento de Ivaiporã (Codesi) junto com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Emater e Associação Paranaense dos Estabelecimentos Aderidos ao SISBI (Apesisbi).

Prefeitos destacam medida
O prefeito de Ivaiporã Miguel Roberto do Amaral (PSL) tem grande expectativa em relação aos desdobramentos da permissão do livre comércio entre os associados. “Acreditamos que nossa região dará um salto em termos de geração de renda e de emprego”. 
Para José Roberto Furlan, prefeito de Jardim Alegre, a gestão em consórcio vai estimular mais produtores a expandir seus negócios. “É um grande, passo pois garante que o produtor tenha excelência na fabricação de seus produtos, e dentro das normas sanitárias”. 
Também participaram do encontro os prefeitos: Fábio Hidek (São João do Ivaí), José Gonçalve (Godoy Moreira), Augusto Cicato (Ariranha do Ivaí), Deodato Matias (Arapuã) e Geroncio Jose Carneiro Rosa (Rio Branco do Ivaí).