CIDADES

min de leitura - #

Construção civil responde por 30% dos acidentes com energia

Da Redação

| Edição de 07 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A construção civil responde por 30% dos acidentes com energia elétrica no Paraná, segundo balanço da Copel. A empresa registrou no ano passado 29 acidentes com a comunidade, sendo que  pelo menos 8  envolveram atividades de manutenção predial ou residencial. Na região, foram dois acidentes na área rural, um em Apucarana e outro em Arapongas. 

Ontem, um pintor de 44 anos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros após sofrer uma descarga elétrica em Apucarana. O acidente ocorreu na Rua Carlos de Carvalho, no Jardim Alvorada. 
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o trabalhador estava pintando um sobrado, quando encostou na fiação da Copel. Ele foi arremessado para o telhado do imóvel e sofreu queimaduras nos membros superiores, além de lesões no tórax e no abdome. 
Participaram do atendimento socorristas do Samu e também funcionários da Copel. O pintor foi encaminhado, consciente e orientado, para o Hospital da Providência. 
A Copel elaborou uma cartilha para auxiliar os trabalhadores da construção civil, visando reduzir o número de acidentes com a rede elétrica. Além disso, a empresa realiza campanhas permanentes de orientação sobre os riscos com eletricidade e como evitá-los: com o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), respeito às normas de segurança e mantendo distância segura da rede energizada.
Antes do início das obras, também é necessário solicitar à Copel que verifique a situação da rede elétrica no local, e implementar as recomendações de segurança informadas pela companhia. No caso de obras externas em edificações já existentes, recomenda-se que o síndico consulte a companhia de energia sobre possíveis riscos envolvendo a rede elétrica.
A Copel mantém um calendário de palestras para orientar a população sobre o uso seguro e consciente da eletricidade, como forma de prevenir esse tipo de acidente.