CIDADES

min de leitura - #

‘Contra números não há argumentos’, diz Beto Preto em apelo à vacinação

DA REDAÇÃO

| Edição de 05 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, voltou a fazer um apelo ontem pela manhã, em entrevista coletiva, que todos se vacinem contra Covid-19. Com 97% da população adulta do Paraná vacinada com ao menos uma dose, o Paraná não atingiu a meta de alcançar 100% até setembro por conta do índice de recusa. Segundo o secretário, a variante Delta atualmente é a predominante no estado e exige cuidados.

“Considerando que cerca de 3% da população ainda se recusa a tomar a vacina, estes 97% representam o nosso 100%. Nunca houve uma adesão tão grande da população por um imunizante”, afirmou o secretário, reforçando o pedido para que a população se imunize.
“Contra números, nesse momento, não há argumentos. O número de casos não teve tanta redução, mas a gravidade sim. Nós temos, com a vacina, uma queda enorme do número de pessoas que evoluem mal com a doença”, disse o secretário.
“Alguns municípios ainda estão fazendo repescagens, e eu insisto, quem ainda não se vacinou deve procurar pela vacina. Não deixe para depois, pois quem não se vacinar terá uma chance muito maior de contrair a doença e evoluir para a forma mais grave”, arrematou Beto Preto.
Segundo o secretário, além da vacina todas as medidas não farmacológicas seguem necessárias: “Precisamos continuar usando máscara, mantendo distanciamento social e a lavagem das mãos, detalhes que são fantásticos para frear o vírus. Não há motivo de pânico sobre a Delta, mas temos que encarar com medidas não farmacológicas e a população vacinada”, afirmou ele durante distribuição de novo lote de 390.880 vacinas destinadas a D1 e D2 para população adulta e 176.670 doses para dose reforço (DR) em idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde.
O lote é composto de doses de D2 são da AstraZeneca/Fiocruz e referem-se ao complemento do esquema vacinal de remessas aplicadas no começo do segundo semestre. Os imunizantes para D1 são da CoronaVac/Butantan, destinados à população adulta que ainda não se vacinou. Já as doses de reforço, são da farmacêutica norte-americana Pfizer/BioNTech.
NOVAS DOSES – Além da distribuição, Beto Preto também anunciou a chegada de um novo lote de vacinas ao Paraná. Segundo ele, 344.210 doses vão desembarcar no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, hoje.