CIDADES

min de leitura - #

Copel orienta sobre cuidados ao montar a decoração de Natal

Da Redação

| Edição de 06 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

De norte a sul do Brasil, as cidades já começam a ganhar as luzes e o colorido típicos do Natal, com enfeites de casas, edifícios, fachadas, praças, jardins e comércios. A Copel orienta seus consumidores sobre os cuidados na compra, instalação e manuseio desses artefatos para evitar acidentes com choque elétrico e curto-circuito.

O cuidado começa na hora da compra, verificando a procedência e a qualidade dos equipamentos que utilizam energia elétrica, e dando preferência aos que são certificados pelo Inmetro. É importante observar informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso, e os cordões de luzes devem indicar se são próprios para uso interno ou externo por causa da resistência à exposição aos raios solares.
“Também é preciso garantir que os enfeites que utilizam eletricidade sejam compatíveis com a capacidade de carga das instalações elétricas do imóvel, o que evita a sobrecarga”, alerta Oneil Schlemmer, gerente da Segurança do Trabalho da Copel.

Imagem ilustrativa da imagem Copel orienta sobre cuidados ao montar a decoração de Natal

Durante a instalação ou montagem dos enfeites, deve-se manter distância da rede elétrica, evitando o choque por contato com a rede energizada, e também a ocorrência de quedas. Todas as emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade para evitar choques e curtos-circuitos.
Somente após a conclusão da decoração é que se pode fazer a ligação dos enfeites na tomada para evitar choque por falhas no isolamento de fios ou nas emendas. Se for preciso trocar lâmpadas, arrumar fios ou mudar os enfeites de lugar, a tomada precisa ser desligada antes.
Se a ideia é aproveitar os enfeites comprados em anos anteriores, o alerta é para que se verifique as condições dos mesmos, observando se há fios ressecados, descascados ou rompidos. Nesse caso, o ideal é descartá-los e adquirir novos. 
CREA-PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) também recomenda cuidados para quem quiser participar da tradição natalina. Conselheiro da Regional do Crea de Apucarana, o engenheiro eletricista Ricardo Toyama explica que os cuidados vão desde as pequenas instalações nas árvores de Natal dentro das residências até as grandes iluminações nas fachadas de lojas. Nas casas, ele disse que existe risco de choque elétrico por conta das iluminações em corrente alternadas (127 V e 220 V) e a fiação fina das pequenas lâmpadas e recomendou, principalmente, cuidado com as crianças. “É importante desligar a iluminação da tomada quando não for utilizar o equipamento e não se deve ligar diversos aparelhos nos adaptadores como T”, aconselhou. 
Já as instalações em prédios e fachadas precisam de um acompanhamento profissional para cálculo da carga, reforço dos disjuntores e outros dimensionamentos técnicos, que podem evitar acidentes graves.