CIDADES

min de leitura - #

Decadente, Praça do Redondo é alvo de reclamações de moradores e pedestres

Cindy Santos

| Edição de 24 de maio de 2023 | Atualizado em 24 de maio de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Insegurança, sujeira, abandono. A lista de problemas da Praça Interventor Manoel Ribas, popularmente conhecida como Praça do Redondo, é uma antiga conhecida de moradores da região central de Apucarana. A presença de moradores de rua, usuários de drogas e a sujeira causada sobretudo pelas fezes de pássaros espanta a população do local.

O aposentado Antônio Manoel Costa, 76 anos, confessa que não gosta de passar pelo local. “Me sinto inseguro de passar por esse local, dependendo da hora. Até hoje não fui roubado, mas tem muita gente que já foi”, desabafa.

Costa também reclama da falta de manutenção do local, sujo com fezes de animais espalhados por todo o local. “É um espaço tão bonito que não está sendo cuidado”, reclama.

O projeto da praça foi elaborado em 1936 mas até 1951 não passava de um grande espaço descampado sem nenhuma infraestrutura urbana. No ano seguinte foi instalada uma fonte luminosa, que se tornou uma marca registrada do local. A aposentada Ana Silva Machado, 72 anos, afirma que lembra da primeira revitalização da praça e guarda na memória vários momentos de lazer junto com a família nos tempos áureos do ‘Redondo’. “Antigamente nosso passeio era esse. Aqui não tinha lugar nenhum. Acabava a missa e nós vínhamos dar uma volta”, recorda. 

A moradora Cleusa Miliati, 72 anos, confessa que não frequenta a praça para lazer, mas passa pelo local diariamente e percebe que muitos trabalhadores que não podem ir para a casa no horário do almoço ficam no local.

“Precisa melhorar, retirar as árvores velhas e plantar novas, precisa de flores, precisa de bancos limpos, sombra para os trabalhadores. Eu só passo por lá de manhã, mas acho que seria necessário a presença de um guarda para vigiar o local”, comenta.

O apucaranense Valcir dos Santos, 38 anos, se incomoda com a presença de pedintes e usuários de drogas o que, na opinião dele, afastam famílias que procuram lazer. “A praça também está bem suja de fezes de pássaros. Acho que precisa de uma revitalização”, comenta.

Para arquiteto, solução é dividir praça

Uma proposta antiga que já foi discutida na Câmara de Vereadores sugere a divisão da praça e a construção calçadões nas laterais do espaço para reurbanizar o espaço. A mudança, segundo o arquiteto Leonardo Britici que defende a ideia, traria ganhos comerciais com a expansão da área central e ampliaria as vagas para estacionamento de veículos.“A ideia é abrir a praça e esticar a Avenida Curitiba até a Barra Funda que está pronta para se integrar ao centro. É possível criar um calçadão para o shopping e mais vagas de estacionamento, o que resolveria outro problema da cidade”, aponta.Segundo Britici, o projeto não está concluído e para avançar é necessário um mapeamento do número de araucárias na praça. Por ser uma espécie ameaçada de extinção, as árvores nativas não podem ser cortadas.“É um projeto cortesia sem custo nenhum que estamos dispostos a fazer, pois a praça está abandonada, não se vê famílias nem crianças se divertindo. A nossa intenção é ajudar a cidade e esse é um problema antigo fácil de resolver”, assinala Britici. 

Redondo tem função de rotatória, afirma secretário

Além de ser um espaço destinado ao lazer, a praça tem um formato que ajuda a escoar o trânsito vindo de cinco vias, afirma o secretário de Trânsito, Transporte e Inovação Carlos Mendes. Por isso, na opinião dele, dividir a praça ao meio não seria o ideal.

Pensando em melhorar a trafegabilidade no ponto, o secretário acredita que o ideal seria reduzir a praça para criar mais uma faixa de tráfego no trecho em frente ao Shopping Centro Norte. O tamanho da praça também comportaria a construção de vias de acesso para estacionamentos internos em ‘espinha de peixe’.

“A ideia é criar estacionamentos internos dentro da ‘rótula’ da praça. E sobraria espaço ainda para uma cobertura e quem sabe uma praça de alimentação. Essa é uma ideia mas pretendemos colocar isso no papel”, comenta.

Cindy Santos e Lis Kato