CIDADES

min de leitura - #

DER ainda não homologou desapropriações para obras do Contorno de Arapongas

Fernando Klein

| Edição de 13 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) ainda não homologou as desapropriações de terrenos para o início da construção do Contorno Leste de Arapongas. A obra é uma antiga reivindicação dos moradores do município e também da região, pois irá desafogar o trânsito da Avenida Maracanã e facilitar o acesso a Londrina e interior de São Paulo.

Imagem ilustrativa da imagem DER ainda não homologou desapropriações para obras do Contorno de Arapongas


O decreto autorizando as desapropriações foi assinado em Arapongas pelo então governador Beto Richa (PSDB) em 24 de fevereiro, com investimento de R$ 14 milhões. As obras do contorno estão orçadas em R$ 105 milhões. Na solenidade, o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) chegou a projetar o início das obras para março. No entanto, o DER-PR informou na última quarta-feira que não há ainda um prazo para homologação das desapropriações. “O DER-PR ainda está analisando todos os documentos e há uma divisão técnica e jurídica que caminha em paralelo”, informou o departamento, via assessoria de imprensa.
Segundo o DER-PR, o processo de homologação define os valores de cada propriedade. “Os proprietários são comunicados dos valores e das áreas que serão utilizadas. Em caso de desacordo, a concessionária entra na área e inicia as obras. O Governo do Estado deposita em juízo os valores homologados e um processo judicial discute estes termos”, explica a assessoria, observando que eventuais ações judiciais podem atrasar o projeto. “O DER-PR espera que a implantação do contorno tenha início ainda em 2018”, informa o órgão. Procurada pela Tribuna, a Viapar confirmou que os valores das desapropriações não foram homologados pelo DER/PR. “Estamos no aguardo para iniciarmos os contatos com os proprietários”, explicou a concessionária.
O trecho da BR-369 em Arapongas é a principal rota de ligação do sudoeste paranaense com Londrina e o interior de São Paulo. Caso comecem neste ano, as obras devem ser concluídas em 2020. O projeto para a construção do Contorno Leste de Arapongas teve início em março de 2013, com os estudos técnicos. A concessionária Viapar, responsável pelo trecho, iniciou as negociações para desapropriar as terras em 2017.
Pelo decreto estadual, serão desapropriados 31 alqueires pertencentes a 38 proprietários, totalizando uma área de 748,3 mil metros quadrados. 

O PROJETO
O contorno rodoviário terá 10 quilômetros de extensão em pista dupla, incluindo seis viadutos e retornos em nível. A obra está prevista para começar na região do quilômetro 180 da BR-369 — alguns metros ao norte do totem que demarca o Trópico de Capricórnio, na região sul da cidade — e irá terminar no quilômetro 189, na saída para Londrina. A nova pista seguirá a leste da rodovia e voltará a se encontrar com a estrada principal nas proximidades do Pavilhão de Exposições de Arapongas, pouco antes da praça de pedágio do município.