CIDADES

min de leitura - #

Desemprego recua para 12,2% no trimestre encerrado em outubro

Da redação

| Edição de 30 de novembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O desemprego no país recuou para 12,2% no trimestre encerrado em outubro, divulgou o IBGE na manhã de ontem. A taxa no trimestre imediatamente anterior, encerrado em julho, a taxa havia sido de 12,8%.
Os dados constam da Pnad Contínua, pesquisa oficial de emprego do instituto, cuja abrangência é nacional e engloba trabalhos formais e informais.
O país fechou o trimestre encerrado em outubro com 12,7 milhões de pessoas desocupadas, que são desempregados na fila por emprego. O montante representa queda de 4,4% em relação as 13,3 milhões do trimestre findo em julho. A diferença, de 586 mil pessoas, é referente à quantidade de cidadãos que deixaram a fila do emprego.
Depois de bater sucessivos recordes a partir de meados de 2015, o desemprego vem em trajetória de queda no país desde janeiro deste ano.
Há aumento, no entanto, de vagas informais em detrimento de postos com carteira. O contingente de ocupados no país -pessoas que estão de fato trabalhando, independentemente do modelo de contratação- atingiu 91,5 milhões no trimestre encerrado em outubro. O montante representa alta de 1% frente ao trimestre findo em julho.