CIDADES

min de leitura - #

Dia de Finados gera renda extra na construção civil

Ivan Maldonado e Adriana Savicki

| Edição de 16 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A movimentação de prestadores de serviços no Cemitério Municipal de Ivaiporã já é maior desde o início do mês. Porém deve aumentar ainda mais, nos próximos dias, principalmente na semana que vem, tendo em vista a aproximação do Dia de Finados e do prazo para realização de obras no local, que encerra dia 25.

Imagem ilustrativa da imagem Dia de Finados gera renda extra na construção civil


Na cidade, os profissionais aproveitam a aproximação da data para aumentar a renda. O pedreiro, Mário Sergio Silvestre diz que é uma ótima oportunidade para o setor. “Com a crise nos últimos dois anos diminuiu muito os serviços na cidade. Aqui (cemitério) não falta serviço, principalmente neste mês. É para trocar o azulejo de um túmulo ou fazer uma calçada, enfim, todos os dias aparece alguma coisa, relata. 
Vilma Terezinha da Silva, que trabalha com lavagem de túmulos conta que, em média, 50 famílias contratam seus serviços para fazer a limpeza dos túmulos todos os meses. Porém, neste mês, o trabalho deve triplicar. “Para nós que trabalhamos com isso, é a melhor época do ano. Além dos túmulos que já limpo, neste mês deve aparecer mais uns 100 até o Dia de Finados”. 
O secretário de meio ambiente Jaime Ayres, alerta que antes de iniciar os trabalhos profissionais e familiares devem buscar informações no Departamento de Meio Ambiente. “Estamos alertando, principalmente, o pessoal que trabalha com reformas e construção de jazigos, para que os resíduos sejam retirados do cemitério. Também, não podem ser jogados, ou despejados em locais clandestinos, para evitar problemas com a lei. Essas pessoas devem procurar o departamento de Meio Ambiente, e serão orientados quais as formas e os locais corretos de despejo de resíduos”, completa Ayres. 

REGIÃO
A movimentação de obras é grande em todos os municípios da região. Em Apucarana, o prazo para realização de pequenas obras nos dois cemitérios da cidade encerra no dia 27. Em 10 dias, o pedreiro Antonio Sebastião Pereira, 48 anos, estima que vai conseguir entregar entre 3 ou 4 reparos. 
“Nesta época do ano a gente tem que correr para dar conta de tudo”, comenta, estimando que a procura é 70% maior em relação ao resto do ano. Ainda assim, na avaliação dele, a crise afetou até o setor. “Cada ano parece que tem menos gente procurando o serviço da gente, então tem que aproveitar agora”, comenta.
Em Arapongas, o prazo para realização de pequenas obras também encerra dia 27. Segundo o gerente do Cemitério Municipal, Albino Amaral, os reparos poderão ser feitos inclusive no final de semana. 
“Depois temos que encerrar porque precisamos de tempo para retirar entulho e fazer uma boa limpeza na área”, destaca. Em Arapongas, a limpeza e lavagem dos jazigos está liberada até o dia 31. (COLABOROU ADRIANA SAVICKI)