CIDADES

min de leitura - #

Diocese de Apucarana anuncia mudanças de padres e cargos

Renan Vallim

| Edição de 05 de dezembro de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A administração da Diocese de Apucarana terá novos nomes a partir de 2017. Três dos cargos mais importantes (vigário geral, ecônomo e chanceler) terão mudanças para o próximo ano. Além disso, alterações nas paróquias e também nas reitorias dos seminários devem acontecer.
O novo vigário geral será o padre João Ozório de Oliveira, da Paróquia Santíssima Trindade, de Arapongas, e atual chanceler da Cúria, o chanceler é responsável por redigir e guardar documentos diocesanos. Ele substitui o padre Paulo Amaral, que irá para as paróquias Santo Antônio (Flórida) e São João Batista (Ângulo). Amaral ocupava ainda a reitoria do Seminário Menor São José e será substituído pelo atual pároco das igrejas de Flórida e Ângulo, padre Noel Ribeiro da Silva.
Quem vai ocupar o cargo de chanceler é o padre Laércio José de Lara, da Paróquia Santo Antônio, de Arapongas. Já o novo ecônomo - cargo relacionado a finanças, hoje ocupado pelo padre Marcos Donizete Bertanha - é o atual administrador da Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Apucarana, padre Rafael Rabelo. Ele também acumula a reitoria do Seminário São João Maria Vianney (Propedêutico).
Pelo menos outras cinco paróquias terão mudanças. De acordo com o bispo Dom Celso Marchiori, as mudanças são naturais na administração da Igreja. “As mudanças de cargos foram realizadas por conta de necessidades da Igreja. Os cargos de vigário geral, ecônomo e chanceler mudam a cada cinco anos. Já as demais alterações se deram por conta de falecimentos e solicitações dos próprios padres”, explica.