CIDADES

min de leitura - #

Empreendimento solidário reúne mulheres do Correia de Freitas

Da redação

| Edição de 25 de junho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um grupo de mulheres rurais do Distrito de Correia de Freitas, que recentemente concluiu capacitação dentro do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, está recebendo assessoria técnica para a instalação de uma pequena fábrica de sabão na comunidade. 

Imagem ilustrativa da imagem Empreendimento solidário reúne mulheres do Correia de Freitas
Grupo participa de encontro na UTFPR: meta é produzir sabão artesanal | Foto: Divulgação


Acompanhadas da coordenadora municipal do programa, Bete Berton, elas estão contando com apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar). 
Intitulado “Maria Orgânica”, o grupo de mulheres foi recebido nesta semana por professores da UTFPR. “A meta é criarmos um produto com a marca do Correia de Freitas e, além do sabão, desenvolver futuramente sabonetes, estabelecendo uma saboaria de produtos com matéria-prima de origem orgânica no próprio distrito”, explicou Bete Berton. 
Segundo ela, as componentes do grupo já passaram por um curso de afeiçoamento técnico na UTFPR e têm experiência na fabricação do produto, mas querem desenvolver os produtos dentro da legislação e especificações técnicas exigidas. 
A professora do curso de Economia da Unespar, professora Tânia Rissa, também afirmou que o projeto contará com colaboração dos universitários da instituição. “Quanto ao estudo de viabilidade, custos, matéria-prima, entre outros assuntos relacionados à administração econômica do empreendimento solidário podem contar conosco”, afirmou.