CIDADES

min de leitura - #

Empresas começam a ocupar barracão do IBC de Arapongas

Fernanda Neme

| Edição de 19 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O custo do aluguel de um barracão seria inviável para o casal Jaqueline Meireles e Anderson Boaventura, dono de uma fábrica de bolsas e carteiras femininas. Por isso, há dois meses os empresários entraram em contato  com a prefeitura de Arapongas para garantir um espaço no antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), por um custo bem abaixo do que o convencional. 

Imagem ilustrativa da imagem Empresas começam a ocupar barracão do IBC de Arapongas

Desde dezembro do ano passado, após a assinatura de cessão de uso do barracão feita pelo prefeito Sérgio Onofre (PSC), onze empresas já iniciaram as instalações no local, que conta com 70 mil metros quadrados de área construída. 
“Deste total, 15 mil metros  quadrados serão utilizados pela Prefeitura e o restante vai virar uma incubadora de empresas”, comenta o secretário de Indústria e Comércio, Valdecir Tudimo. 
Segundo ele, o principal intuito para o espaço é fomentar uma incubadora de empresas e também alocar secretarias e repartições públicas atualmente instaladas em imóveis alugados. 
A previsão, de acordo com o secretário, é completar o local com vária empresas, que vão alugar espaços de acordo com as  as suas necessidades. Sobre o valor doo aluguel, Valdecir diz que ainda não definido, mas que será cobrado por metro quadrado ocupado. “Ainda não sabemos quanto será cobrado, mas será tudo feito para beneficiar os empresários”. 
A empresa do casal, que hoje ocupa um espaço de cerca de 300 metros quadrados, estava trabalhando em um local pequeno no fundo da casa da mãe de Anderson. “Queríamos crescer, mas não tínhamos condições de pagar aluguéis convencionais. Encontrar um espaço como este no valor que está foi um marco”, comenta ele. 
A empresa conta com cinco funcionários, que fabricam produtos que são enviados e levados para todo o país através de e-comerce e revendedores. Por mês, são produzidas cerca de mil carteiras e bolsas com retalhos e materiais reciclados. “Futuramente, nossa intenção é criar uma loja de fabrica dentro do IBC para atender pessoas físicas e jurídicas”. 
Há 6 meses, Vladimir Ruziska, instalou sua empresa de móveis em alumínio e fibra sintética no IBC. A fábrica, que tem 15 anos e emprega 25 funcionários, precisava de mais espaço e, por isso, o araponguense resolveu mudar de endereço. “Entre os benefícios de mudar para o IBC está o aluguel mais baixo, o espaço maior e o contato que teremos com outras empresas moveleiras. Isso irá facilitar no dia a dia de trabalho”.