CIDADES

min de leitura - #

Ensino médio profissional abre 1,1 mil vagas em oito municípios da região

DA REDAÇÃO

| Edição de 19 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Estudantes do 9º ano que vão começar o Ensino Médio em 2022 terão a opção de aliar o ensino regular a um curso profissionalizante, de acordo com a diretrizes do novo ensino médio. Pelo Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Apucarana, 19 colégios, em 8 municípios estarão ofertando 5 diferentes cursos de formação técnica para quem optar pelo chamado quinto itinerário. No total, serão 1.130 vagas nesta modalidade de ensino.

Segundo a coordenadora dos cursos profissionalizantes do NRE Zélia Vaz, o período de pré-matrícula que segue até o dia 26 de novembro. “Os alunos interessados em ingressar no ensino médio com curso de formação técnica, devem comunicar diretamente às instituições que ofertam essas vagas. A modalidade de cursos profissionais técnicos terá duração de três anos, ao invés dos quatro atuais do ensino médio. A carga horária permanecerá a mesma, mas a redução de um ano será possível devido ao aumento da carga horária do próprio Novo Ensino Médio, que passará de 800 para 1.000 horas por ano”, explicou a coordenadora.
Na região de Apucarana, serão oferecidos os cursos de Técnico em Administração, Técnico Agrícola, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Formação de Docentes e Técnico em Agronegócios. Colégios de Apucarana, Arapongas, Jandaia do Sul, Faxinal, Cambira, Califórnia, Marilândia do Sul e Mauá da Serra estarão ofertando essas modalidades.
“O quinto itinerário não será obrigatório, ou seja, o aluno pode optar pelo ensino médio normal, mas entendo que essa é uma oportunidade única de preparar esse jovem para o mercado de trabalho, porque além de sair com o ensino médio completo, também já terá uma formação profissional e terá uma inserção maior no mercado”, avaliou a coordenadora do NRE.
No sistema regular do Novo Ensino Médio o aluno vai escolher seu itinerário formativo durante o ano letivo de 2022, inclusive com o apoio do novo componente curricular chamado Projeto de Vida. Já para os itinerários formativos da formação técnica (cursos profissionais e técnicos integrados ao Ensino Médio) essa escolha será feita antes do início da nova etapa.

SUBSEQUENTES
O período de pré-matrícula também está aberto para os cursos subsequentes, ou seja, para quem já concluiu o Ensino Médio. No total, são 480 vagas para 12 diferentes cursos. As vagas são abertas em colégios de Apucarana e Arapongas (ver grafo).