CIDADES

min de leitura - #

Escola da Gestante de Apucarana vai ofertar atendimento odontológico

Da redação

| Edição de 19 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Escola da Gestante de Apucarana começa a ofertar a partir de agosto atendimento odontológico às futuras mamães. A atenção à saúde bucal às mulheres grávidas que fazem o pré-natal pela rede pública de saúde será realizado pelos cinco dentistas do Programa de Residência Multiprofissional da Autarquia Municipal de Saúde (AMS).
A previsão inicial é de disponibilizar o atendimento odontológico diariamente, no período da tarde, a partir de agendamento realizado na Escola da Gestante. Os dentistas residentes irão utilizar a estrutura do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da AMS, que há cerca de 4 meses está atendendo num novo prédio com 22 consultórios odontológicos. 
Entre os possíveis problemas bucais para gestantes, estão às doenças periodontais ou de gengiva. Os níveis elevados dos hormônios estrogênio e progesterona durante a gravidez deixam a gengiva mais sensível à placa bacteriana que se deposita nos dentes irritando as gengivas. 
“As inflamações na gengiva são muito perigosas principalmente para o feto. Pesquisas indicaram que as gestantes portadoras de enfermidades gengivais têm maior propensão a dar à luz a bebês prematuros e abaixo do peso normal”, alerta o coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas, Cezar Verona.

PREVENTIVO
A Escola da Gestante de Apucarana também começou a ofertar há cerca de um mês outro importante exame para saúde da mãe e do bebê. Trata-se de exame preventivo do câncer do colo do útero que está sendo agendado sempre as quartas-feiras para aquelas mulheres que não estão com o exame em dia e encontram dificuldade de comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar o procedimento.
Direcionados as gestantes a partir da 13ª semana de gravidez, os exames preventivos estão sendo realizados pelas profissionais da Residência em Enfermagem Obstétrica e enfermeiras da Escola da Gestante.