CIDADES

min de leitura - #

Escola militar muda rotina de alunos em Jardim Alegre

Da Redação

| Edição de 16 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Colégio Estadual Cívico-Militar Anita Garibaldi de Jardim Alegre completou ontem o primeiro mês de aulas presenciais. A escola está entre os nove estabelecimentos de ensino da região a adotar o sistema. Do total de 403 alunos matriculados, 60 estão participando das aulas presenciais e começam a se adaptar ao novo sistema. 
Para a diretora geral, Maristela Scaramal Caetano Scolari, a gestão compartilhada está sendo uma experiência bastante positiva. “Com a gestão compartilhada o Geisel (diretor militar) fica com a parte administrativa e eu fico mais na área pedagógica. Sendo assim, a gente consegue focar mais no ensino aprendizado, que é aquilo que é mais importante em uma escola”, completou Maristela. 
O diretor militar da escola, sargento Geisiel da Silva, que também lecionou por 11 anos em escola pública, destaca a diferença entre a escola-militar e a tradicional. “Eu trabalhei em algumas salas de aulas muito boas de trabalhar e com algumas turmas difíceis. Mas, hoje estamos vendo aqui que o comportamento de todos está ficando fácil para o professor atuar porque a disciplina ajuda muito. Se o aluno é disciplinado, o professor consegue expor mais a matéria, e eles aprendem muito mais”, destaca. 
Durante a formatura diária de ontem, os alunos receberam a visita do prefeito José Roberto Furlan, que estava acompanhado do vice, Moisés Lnortovz dos Santos e do chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ivaiporã, Valber Vinicius França Clarimundo. 
Segundo Clarimundo, Governo do Estado deve realizar novas consultas para implantação de outras escolas cívico-militares. “Por meio dessa escola, a população poderá conhecer como é realizado esse trabalho na prática, como esse modelo influencia na vida dos alunos. E, acima de tudo, o aprendizado. Aqui o aluno passa a ter mais tempo na escola, com mais aulas de português, mais aulas de matemática, na chamada sexta aula. A ideia é expandir, não só a escola cívico-militar, mas as escolas em tempo integral”, comenta. 
O prefeito Furlan afirmou que gostou do que viu na escola. “Estou muito feliz, por ver o comportamento dos alunos, o respeito aos professores. Se tivesse filhos pequenos, com certeza eles estariam estudando aqui”, disse.