CIDADES

min de leitura - #

Escola Nipo-Brasileira de Apucarana inaugura salão multiuso

Da Redação

| Edição de 09 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Escola Nipo-Brasileira de Apucarana inaugura hoje, em solenidade com participação do cônsul-geral do Japão no Paraná, Hajime Kimura, seu salão multiuso. A obra, de 438,45 metros quadrados anexa à unidade, foi custeada com recursos obtidos junto ao governo japonês.

Iniciada em fevereiro do ano passado, a obra ocupa espaço das antigas salas de aula da escola, que eram de madeira e foram demolidas após terem a estrutura condenada. O governo japonês doou cerca de R$ 280 mil, o que custeou boa parte do projeto. A obra totaliza 438,45 metros quadrados, contando com salão de 375,69 metros quadrados, banheiros masculino e feminino, hall de entrada e jardins.
Fundada em 1948 e localizada na Rua São Jerônimo, a escola foi criada como uma extensão da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) e atua na divulgação da cultura japonesa. 
Segundo a coordenadora da escola, professora Akemi Tanaka, com a construção do espaço, a entidade poderá ampliar suas atividades. Atualmente, a escola oferece apenas aulas de japonês, coral, aulas de culinária, técnicas de origami e caligrafia japonesa para cerca de 50 alunos de várias idades, incluindo não descendentes de japoneses que formam 30% do público atendido pela entidade. 
“Com o novo salão, vamos ampliar as atividades com aulas de dança, artes marciais, ikebana, origami, caligrafia japonesa além de encontros da terceira idade e outros eventos para comunidade”, destaca.
O presidente do conselho deliberativo da Acea, Satio Kayukawa, destaca que os recursos foram uma conquista da escola. “Todos os associados da Acea estão convidados para a inauguração”, comentas. O evento está marcado para as 15h30. (ADRIANA SAVICKI)