CIDADES

min de leitura - #

Escolinha de Trânsito de Arapongas retoma atividades com estudantes

ADRIANA SAVICKI

| Edição de 14 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Escolinha de Trânsito de Arapongas retoma hoje as atividades. Sediada na 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e gerenciada em parceria com a Guarda Municipal, a iniciativa é considerada o carro-chefe do planejamento da educação de trânsito no município e atende alunos do ensino fundamental do município em um programa que envolve palestras nas escolas, aulas teóricas e experiência de vivência na mini-cidade desenvolvida especialmente pelo projeto.

Dentro da formatação atual – em uma área de 1,7 mil metros quadrados, com pista que permite simular em escala reduzida as condições do trânsito da cidade, incluindo a sinalização horizontal, vertical e semafórica – a escolinha recebeu cerca de 2 mil alunos entre agosto, quando foi inaugurada, e novembro do ano passado. Neste ano letivo, segundo a coordenadora de educação e trânsito da GM, Michele Zanin, a expectativa é atender mil alunos exclusivamente da rede municipal. “Trabalhamos com estudantes do 4º ano, que é um ano de corte nas escolas por conta da adoção do nono ano, e neste ano letivo há menos alunos”, comenta. 
Ela explica que a escola conta atualmente com quatro carrinhos elétricos, além de bicicletas, cadeiras de rodas e materiais de segurança são utilizados para simulação de experiências reais com estudantes atuando como motoristas, ciclistas e também pedestres com necessidades especiais. “Temos que lembrar que as crianças participam do trânsito, como pedestres, de bicicleta ou como passageiros, e que no futuro serão motoristas. É um trabalho que dá muito retorno, tanto que os ‘blocos de multa’ que distribuímos para as crianças após as aulas são bastante usados com os pais, que acabam sendo ‘multados’ pelos filhos”, comenta.
O departamento de educação de trânsito da GM vai lançar um novo programa neste ano envolvendo os alunos das quatro escolas da rede que funcionam em período integral. “Vamos atuar no contraturno com oficinas diversas ao longo do ano letivo com alunos de 1º a 5º anos”, comenta.
A primeira aula da Escolinha de Trânsito do ano será acompanhada, hoje à tarde, pelo prefeito Sérgio Onofre, acompanhado dos secretários de Segurança, Paulo Argati, e Educação, Luiz Roberto Santos, e do comandante da 7ª CIPM, major Reinaldo Gussi.