CIDADES

min de leitura - #

Estudo aponta novos potenciais industriais em Apucarana

Da Redação

| Edição de 15 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Além do vestuário, a indústria de eletrônicos, especificamente sistemas de áudio, e de baterias começam a despontar como segmentos fortes na economia de Apucarana. Os dois nichos também posicionam Apucarana como polo nestas duas áreas de produção no Paraná. A constatação faz parte do diagnóstico de desenvolvimento econômico do Município, proposto dentro do Programa Municipal de Atração de Investimentos, e dirigido pela Agência Paraná de Desenvolvimento (APD).

Conforme explicaram os representantes da APD, em visita ontem ao prefeito Junior da Femac, no gabinete municipal, os trabalhos do Programa Municipal de Atração de Investimentos estão em estágio avançado. O gerente de Desenvolvimento Econômico e Empresarial, Jean Alberini, e o consultor técnico, Vitor Ostrensky, da APD, estão cumprindo nesta semana uma agenda de visitas em empresas de Apucarana. Os segmentos agregam quase 850 funcionários atualmente, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). 
“A Agência Paraná Desenvolvimento trabalha no diagnóstico das potencialidades e do perfil industrial de Apucarana e, de acordo com os resultados apresentados, começam a ser colocadas em prática algumas estratégias, com o desafio de fazer esses segmentos avançarem ainda mais”, afirma Junior da Femac.
De acordo com Carlos Mendes, superintendente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), o programa busca fomentar ainda mais o desenvolvimento de Apucarana. “Essa ação visa não apenas a atração de novas empresas, mas especialmente o fortalecimento dos negócios já existentes. O programa também busca unificar as iniciativas de desenvolvimento que estão em curso, definindo um caminho para potencializar a economia e promover o crescimento sustentável”, destaca Mendes.
O Programa Municipal de Atração de Investimentos é desenvolvido pela Agência Paraná Desenvolvimento (APD) em parceria com da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).
O secretário municipal de Indústria e Comércio, Édison Peres Estrope, informa que a prefeitura contratou os serviços da Agência Paraná Desenvolvimento e várias etapas já foram concluídas. “Tivemos estudos aprofundados da estrutura produtiva de Apucarana e agora está em andamento a fase técnica de definição e execução de projetos”, revela Estrope.