CIDADES

min de leitura - #

Força-tarefa tenta localizar 6 desaparecidos no Rio Ivaí

DA REDAÇÃO

| Edição de 20 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma força-tarefa formada por mais de 30 homens entre militares do Corpo de Bombeiros, Batalhão de Operações Aéreas, Marinha do Brasil e pescadores tenta localizar seis pessoas – incluindo três crianças – que estão desaparecidas desde a tarde de domingo no Rio Ivaí após um acidente de barco no distrito de Ubaúna, em São João do Ivaí. Após todo o dia de trabalho, as buscas foram paralisadas no início da noite de ontem.

Das seis pessoas que estão desaparecidas, três são moradoras de Ivaiporã e as demais de Maringá. Todos estavam em uma chácara para comemorar um aniversário e resolveram realizar um passeio pelo rio. Nove pessoas seguiram para o passeio de barco, que virou. Três vítimas – um casal e uma criança - foram socorridas durante a noite de anteontem. 
O socorro foi acionado por familiares que estavam na propriedade rural. Ele ligaram para os bombeiros no começo da noite de domingo (18). “Eles foram ao rio para ver um local chamado ‘Salto dos 3 Poços’. Ao chegar no local, à princípio, o barco teria virado. Então as outras pessoas que estavam no sítio ligaram para o Corpo de Bombeiros perto das 19 horas, informando que essas pessoas não tinham retornado”, informou o tenente Rafael Blasques Dias, do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã.
Durante a operação de salvamento, os bombeiros localizaram três sobreviventes. “Depois que a gente iniciou as buscas, nós conseguimos achar um homem, uma mulher e uma criança”, explica o tenente. Segundo ele, o casal se salvou se agarrando ao barco e a criança ao pescoço da mãe. Marcelo de Carvalho, Jéssica Malaquias e o filho de três anos, João Vitor, foram atendidos pela equipe do Samu e encaminhados para o Hospital Municipal de São João do Ivaí. Segundo os bombeiros, a criança apresentava quadro de hipotermia, mas não corre risco de morte. 
Dos seis desaparecidos, três são crianças, duas de 3 anos e uma de 9 anos. Uma delas é a menina Heloisa, 3 anos, filha do casal Alberony Menegassi de Souza e Patrícia Miranda Menegassi de Souza, que também estão desaparecidos. Os três são moradores do distrito de Jacutinga, em Ivaiporã. As outras vítimas são Adalberto Fernandes, de Maringá, e os filhos Sofia e Nicolas de 3 e 9 anos.

OPERAÇÕES
Além de militares do Corpo de Bombeiros, a operação de resgate conta com apoio da Marinha Brasileira – uma equipe da Delegacia Fluvial de Guaíra chegou ao local de resgate ontem – e do Batalhão de Operações Aéreas.  A Patrulha Ambiental do Ivaí, formada por  mais de 20 pescadores profissionais, também está dando apoio nas operações, se revezando nas buscas em 10 barcos que percorrem o rio. Segundo os pescadores, a região onde ocorreu o acidente, apesar do Rio Ivaí estar com nível baixo atualmente, é de corredeiras, o que torna perigosa a navegação. 
A equipe de buscas está concentrada na localidade de Água Verde, que fica a 7 km do Distrito de Ubaúna. Familiares dos desaparecidos também acompanham  em terra as buscas, que serão reiniciadas na manhã de hoje.