CIDADES

min de leitura - #

Furtos danificam equipamentos e prejudicam abastecimento na região

DA REDAÇÃO

| Edição de 28 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Bairros da Zona Leste de Apucarana e toda a cidade de São João do Ivaí amanheceram sem água ontem. O motivo foi o furto de fiação elétrica em unidades operacionais da Sanepar nos dois municípios. Em Apucarana, o furto ocorreu na unidade que abastece os bairros Jardins Sabiá, Colonial e Paraná os Residenciais Raposa I, II e III e imóveis nas proximidades da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). 

Essa é a segunda vez que a unidade foi alvo de ladrões em menos de um mês. Em 23 de março, a subestação também interrompeu o abastecimento após furto de fiação. A unidade já foi furtada sete vezes. 
Em São João do Ivaí, a ação foi no poço principal que atende a cidade. A situação foi percebida após o funcionário da estatal constatar que os níveis de água estariam baixos. Quando ele foi até a subestação para identificar o possível problema, se deparou com aproximadamente 250 quilos de fios de cobre, do lado de fora do portão, prontos para serem levados. A cerca de arame que protege o local foi cortada e painéis, portas e equipamentos foram arrombados e danificados. 
Até ontem a noite, o abastecimento de água não havia sido reestabelecido totalmente. Em Apucarana, a manutenção da elevatória do Sistema Raposa também seguia sem prazo para conclusão. Para amenizar o desabastecimento nos bairros, a Companhia realizou manobras operacionais no sistema distribuidor utilizando água de outras regiões da cidade. Em São João do Ivaí, o conserto deveria ser concluído até o início da noite de ontem. A normalização do abastecimento deve ocorrer, de forma gradativa, após a conclusão dos serviços. 
Situações de furtos são recorrentes não apenas na região, mas em todo o Estado, como afirma o gerente geral da Região Nordeste da Sanepar Gil Gameiro. “Nos últimos dois anos identificamos que estas situações de furtos acontecem com muita frequência, em todas as regiões do estado, causando um prejuízo de milhões para a empresa. Por este motivo, a Sanepar fez uma tratativa com outras empresas que também sofrem com estas ações, como as do ramo de telefonia e de energia elétrica, para que possamos compartilhar informações e desta forma facilitar o trabalho da Polícia Militar no enfrentamento destas ocorrências”, revelou.
Gameiro alerta que a população tem papel fundamental na colaboração para identificação dos responsáveis pelos furtos, que normalmente acontecem durante a madrugada. “A ponta mais prejudicada acaba sendo a população, que muitas vezes fica sem água por conta destes furtos. E não apenas os cabos, é toda uma estrutura danificada que leva tempo para ser reativada, por isso, é muito importante que a população, quando tiver qualquer informação sobre estas situações, acione imediatamente o 190 da polícia militar”, finalizou.