CIDADES

min de leitura - #

Governador Ratinho Junior baixou decreto com medidas para conter a epidemia

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS CURITIBA

| Edição de 17 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou uma série de medidas que estão sendo adotadas pelo Estado para reforçar os cuidados contra a proliferação do coronavírus no Paraná. O decreto estadual assinado ontem (16) é focado na prevenção e busca atenuar a disseminação da doença, diminuindo a circulação de pessoas e evitando aglomerações, incluindo a suspensão das aulas a partir da próxima segunda-feira,

Em coletiva de imprensa, o governador destacou que o Paraná tem apenas seis casos da doença e que todos são importados. “Não é para pânico. As medidas adotadas têm como objetivo amenizar a proliferação do vírus”, destacou Ratinho Junior. "Queremos evitar que o contágio evolua para uma escala em que não tenhamos controle”, acrescentou.
Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto explicou que a intenção é postergar ao máximo a transmissão local (comunitária) no Paraná, fazendo com que o pico de casos seja atenuado. “São medidas não medicamentosas e não farmacológicas para que tenhamos a possibilidade de mitigar a quantidade de casos no Paraná”, explicou.
Segundo Beto Preto, o Estado terá entre 200 ou 300 leitos de UTI a mais em relação ao estoque atual, que chega perto de 2.000 unidades, caso haja necessidade de reforçar as internações. De acordo com ele, a secretaria vai cancelar as cirurgias eletivas (não emergenciais), liberando outros leitos para a população.

MEDIDAS
Entre as ações, ficou definido que as aulas na rede estadual de ensino do Paraná serão paralisadas por tempo indeterminado a partir da próxima sexta-feira (20). Até lá, serão feitas campanhas educativas e de orientação com os mais de 1 milhão de alunos que passam pelas 2,1 mil escolas. O mesmo vale para as universidades estaduais.
A normativa estadual recomenda a suspensão de grandes eventos, públicos e particulares, que reúnam mais de 50 pessoas. A determinação começou a valer nesta segunda-feira (16). O governo orienta que as entidades religiosas façam a adesão a esta medida.
O governador determinou também que as secretarias da Saúde, Segurança Pública e Agricultura e Abastecimento, organizem uma força-tarefa para atuar nas divisas do Paraná com outros estados para orientação e averiguação da movimentação de pessoas.
“Vamos unir Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal e agentes de saúde. Fazer um filtro nas divisas, não proibindo o trânsito, mas averiguando nos ônibus e nos carros se existem pessoas com febre. É uma metodologia que está sendo construída aos poucos”, explicou o governador.

Apucarana terá local específico para atender casos suspeitos
Aulas na rede municipal estão suspensas a partir da próxima segunda
Em reunião de mais de três horas de duração com equipes da saúde pública e da Secretaria de Esportes, o prefeito Junior da Femac definiu ontem as ações preventivas que estão sendo colocadas em prática para evitar a propagação do coronavírus em Apucarana. As principais medidas incluem a suspensão de aulas na rede municipal de ensino e de todas as atividades esportivas oferecidas pelo município que envolvem crianças e idosos.
Na área da saúde ficou definido que o Samu destinará uma ambulância específica para atender casos com suspeita do coronavírus. A partir da próxima sexta-feira (20), Apucarana terá um local específico no prédio da Autarquia Municipal de Saúde para receber pessoas com suspeita do coronavírus. “Neste local será feita a triagem e coleta de material para o exame para comprovação ou não da doença e o devido encaminhamento para tratamento em caso de necessidade”, informa o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
O prefeito Junior da Femac destaca que Apucarana vai seguir o plano de contingência do coronavírus anunciado pelo Governo do Estado, mas que também elaborou o seu, a nível municipal. “Temos um grande relacionamento com São Paulo, um dos estados com maior número de casos do coronavírus, e ainda somos a cidade da região com frio mais intenso. Por isso vamos agir preventivamente no sentido de retardar a proliferação do vírus na nossa cidade”, explica Junior da Femac.
Junior reforçou que o local específico para atender pessoas suspeitas do coronavírus no prédio da AMS começa a funcionar na próxima sexta-feira (20), em caráter ininterrupto, de segunda-feira a domingo, das 7 horas às 23 horas. 
Outra medida que será colocada em prática é a suspensão, a partir da próxima quarta-feira (18) das atividades de hidroginástica e natação oferecidas no Ginásio Lagoão, bem como de todas as atividades ligadas ao público da terceira idade nas UBSs, na Secretária de Esportes e no Centro da Juventude, como as aulas de alongamento, zumba, etc.
Também ficam suspensos a partir os bailes da terceira idade.