CIDADES

min de leitura - #

Governo encaminha equipamentos para Hospital Regional de Ivaiporã

Da Redação

| Edição de 23 de maio de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Governo do Estado  enviou ontem equipamentos e móveis para o Hospital Regional de Ivaiporã, que é estruturado antecipadamente para atender contaminados por coronavírus (Covid-19). A unidade terá entre 10 e 20 leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria destinados aos pacientes da pandemia. A previsão é que o Hospital Regional de Ivaiporã fique apto para atender até o dia 10 de junho.

Entre os equipamentos e móveis foram entregues camas, poltronas, computadores, monitores, mesas cirúrgicas, reanimadores, eletrocardiógrafos mindray DL, cardioversores, oxímetros, bisturis, suportes para coletor de material perfuro cortante e kits micronebulizador.
O prefeito Miguel Amaral destaca a atenção do governo com a saúde de Ivaiporã e dos municípios da região. “Em abril, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anunciaram em Ivaiporã que o Hospital Regional seria equipado. Portanto, o Governo do Estado cumpre a previsão e entrega diversos equipamentos e móveis, após autorizar obras emergenciais prevendo a pandemia. Trata-se de uma importante notícia, porque tranquiliza as equipes de saúde e a população. Dessa forma, não será necessário montar hospital de campanha no Vale do Ivaí”, declarou Miguel Amaral. 
Segundo o secretário de Saúde Beto Preto, o hospital deve abrir as portas até 10 de junho, mas há possibilidade deste atendimento ocorrer ainda antes. “Estamos ultimando os preparativos e agora com os equipamentos entregues poderemos viabilizar logo esse atendimento para região central do estado”, comenta. Segundo ele, serão inicialmente 10 leitos de UTI, com a possibilidade de ampliar para 20 leitos. 
Segundo o secretário, o Hospital Regional vai atender exclusivamente pacientes contaminados por coronavírus (Covid-19). “Entre 4 e seis meses o atendimento será exclusivo para atender a pandemia”, destaca. A expectativa é contratar cerca de 200 funcionários para atuar na unidade.

REFORÇO
Além da unidade de Ivaiporã, que seria entregue no final do ano, o Governo do Estado também apressou a viabilização do funcionamento de outros dois hospitais estaduais em Guarapuava, na região Centro-Sul, e Telêmaco Borba, nos Campos Gerais. As três vão agregar ao sistema público de saúde mais 210 leitos, sendo 50 de UTI, e reforçar o atendimento nessas regiões.
O reforço visa fortalecer a rede de saúde do estado no atendimento da demanda criada pela pandemia do coronavírus.