CIDADES

min de leitura - #

Governo entra na Justiça para dar início as obras do contorno leste de Arapongas

Renan Vallim

| Edição de 07 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O Governo do Paraná entrou na Justiça para dar início à construção do Contorno Leste de Arapongas. A medida foi necessária porque um dos proprietários das terras que serão desapropriadas não concordou com os valores propostos pelo Estado. Apesar disso, a ação judicial não deverá atrasar a obra, que deve ser iniciada nas próximas semanas.

Imagem ilustrativa da imagem Governo entra na Justiça para dar início as obras do contorno leste de Arapongas


Em nota oficial enviada pela assessoria de comunicação do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR), o órgão confirmou que “não houve acordo quanto aos valores oferecidos para a desapropriação extrajudicial de algumas áreas necessárias à implantação do contorno de Arapongas”.
A nota afirma ainda que “nestes casos, a Procuradoria Geral do Estado do Paraná (PGE-PR) deve requerer judicialmente a imissão da posse, depositando em juízo os valores para que haja liberação dos terrenos”.
A imissão de posse acontece em terrenos dados como de ‘utilidade pública’, como é o caso da área por onde o contorno passará. O Estado deposita o dinheiro proposto para o proprietário, que tem a opção de sacar até 80% do valor e continuar discutindo os valores finais na Justiça. Mesmo com o processo em andamento, a posse é revertida para o governo, que então poderá cedê-la à concessionária, para que a obra seja iniciada.
De acordo com o prefeito Sérgio Onofre (PSC), a expectativa é de que a imissão de posse seja concedida ainda nesta semana. “O valor já foi inclusive depositado, isto que é o importante. Significa que a obra será iniciada em breve e não irá atrasar, seguindo o cronograma estabelecido”, ressalta.
Pelo decreto, a desapropriação envolve 31 alqueires pertencentes a 38 proprietários, totalizando uma área de 748,3 mil metros quadrados. O DER-PR estima que o Governo do Estado desembolse pouco mais de R$ 14 milhões com a desapropriação. Já a obra será feita pela concessionária Viapar, ao custo de aproximadamente R$ 105 milhões.
O projeto para a construção do Contorno Leste de Arapongas teve início em março de 2013, com os estudos técnicos. O término da obra está previsto em contrato para finalização até 2020. 
O contorno irá iniciar no quilômetro 180 da BR-369, próximo ao Trópico de Capricórnio, e terminar no quilômetro 189, na saída para Londrina, nas proximidades do Pavilhão de Exposições de Arapongas, pouco antes da praça de pedágio do município. O contorno terá 10 quilômetros de extensão em pista dupla, incluindo seis viadutos.
A obra desafogará o trânsito pesado que corta o município, principalmente de caminhões que trafegam na Avenida Maracanã. 
“Tem sido um transtorno, tanto para quem passa pela avenida, como para quem mora nos bairros da região leste da cidade e precisam cruzar a via para chegar até o centro. Esta obra irá trazer mais qualidade de vida para a população”, diz Onofre.