CIDADES

min de leitura - #

Governo lança portal de serviços voltados às mulheres paranaenses

DA REDAÇÃO

| Edição de 14 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Governo do Paraná lançou ontem o projeto Ame-se, criado para ser um suporte de informações que possam orientar o público feminino de forma mais simples e descomplicada. O lançamento foi promovido com o depoimento da primeira-dama e presidente do Conselho de Ação Solidária do Paraná, Luciana Saito Massa, divulgado nas redes sociais do projeto.

Todas as informações estão reunidas no Portal Ame-se (http://www.amese.pr.gov.br/). A iniciativa está alinhada com a Agenda 2030 da ONU e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Tenho um carinho especial pelas causas femininas, pelas ações que podem melhorar a realidade de pessoas, e, principalmente, das mulheres, que tantas vezes são chefes de família, mães e pais, empreendedoras e trabalhadoras. Por isso o Ame-se é tão importante. É um portal que envolve várias iniciativas, para fortalecer e ampliar os resultados de políticas de apoio às paranaenses. O Ame-se nasceu para informar, capacitar, motivar e principalmente empoderar as mulheres do Paraná”, disse Luciana. 
O novo portal é uma ação da Secretaria da Justiça, Trabalho e Família, por meio do Departamento de Garantias do Direito da Mulher (DGDM). O conteúdo e gerenciamento são da E-Paraná Comunicação. “A plataforma é uma das ferramentas de apoio do amplo programa e objetiva ajudar as mulheres e meninas a conquistarem a realização pessoal e profissional, promovendo a inserção no mercado de trabalho e de colocá-las no centro das prioridades políticas”, afirma Mara Sperandio, chefe do DGDM.
No site é possível encontrar atalhos para serviços voltados à saúde, segurança, assistência social, inclusão, cidadania e empreendedorismo. Nele, as mulheres também encontram informações sobre cursos técnicos e graduação, cursos livres, palestras e workshops, projetos desenvolvidos por universidades e um calendário de eventos. Várias mulheres estão engajadas no projeto e gravaram depoimentos e convidando as mulheres paranaenses a conhecer a proposta.
Outras informações disponíveis são as leis aprovadas em benefícios das mulheres no Estado e também algumas estatísticas sobre mercado de trabalho, desenvolvimento sustentável, proporção de mulheres em posições gerenciais entre outros assuntos.