CIDADES

min de leitura - #

Governo vai ampliar atendimento de saúde a travestis e transexuais no PR

DA REDAÇÃO

| Edição de 16 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Governo do Estado está aumentando a estrutura do Centro de Pesquisa e Atendimento a Travestis e Transexuais (CPATT) que será integrado às dependências do Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica Oswaldo Cruz (HIRC), ampliando a capacidade de atendimento em  50%.  O centro, inaugurado em 2013 e localizado em Curitiba, atende  pessoas de todo o Paraná, inclusive de Apucarana e região. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 11 moradores do Vale do Ivaí são acompanhados pelo CPATT. Em todo o Paraná são 400 pessoas com atendimento ativos e em efetivo acompanhamento multiprofissional. 
“O centro é referência em todo o Estado com consultas de demais atendimentos realizados em Curitiba”, afirma Elaine Vieira, coordenadora de promoção da saúde da Sesa. 
Para as pessoas de outras regiões do Estado que são encaminhadas ao CPATT também é ofertado o serviço de Tratamento Fora do Domícilio (TFD). Trata-se de um instrumento legal que visa garantir, pelo SUS, o tratamento de média e alta complexidades nas condições de saúde não tratáveis no município de origem.  
REFORMA
O prédio que será utilizado como a nova unidade do CPATT está passando por uma adequação e modernização de espaço. Inicialmente, o investimento do Governo do Estado nesta reestruturação de espaço é de aproximadamente R$ 300 mil. A expectativa é de que a obra seja finalizada em até três meses.O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, visitou as obras do novo espaço nesta semana. 
“Este atendimento é muito importante e abrange diversas pessoas que merecem todo nosso respeito. Por isso, estamos ampliando a estrutura para possibilitar o aumento de pelo menos 50% no serviço prestado e, dessa forma, reduzir a fila de espera, garantindo o acesso à saúde e qualidade na assistência prestada”, afirmou.
O serviço, localizado em Curitiba, está entre os dez habilitados pelo Ministério da Saúde de Atenção Especializada no Processo Transexualizador na modalidade ambulatorial no Brasil. 
O trabalho oferece assistência diagnóstica e terapêutica às pessoas com indicação para a realização do processo transexualizador, que inclui o bem-estar psicossocial e clínico de travestis e transexuais durante sua vivência e/ou adequação à sua identidade de gênero.
O fornecimento de hormonioterapia é realizado na farmácia do HIRC, para usuários que fazem acompanhamento multiprofissional no CPATT. Só em 2020, foram disponibilizados 79.152 medicamentos que auxiliam neste processo, além da realização de 10.414 exames laboratoriais contratualizados pela Sesa.