CIDADES

min de leitura - #

Greve afeta centro de distribuição dos Correios de Apucarana

Silvia Vilarinho

| Edição de 12 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Funcionários do Centro de Distribuição dos Correios de Apucarana entraram em greve na manhã de ontem. A informação foi confirmada pelo coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Paraná (Sinticom-PR), Fabiano Silvério. 

Imagem ilustrativa da imagem Greve afeta centro de distribuição dos Correios de Apucarana

"Fizemos uma reunião hoje cedo, dos 30 trabalhadores do centro, 17 entraram em greve. Como sindicalista, quero falar para a população que nós somos trabalhadores e queremos trabalhar, sempre realizando um trabalho bem feito. Mas a culpa de tudo isso é da empresa que não negocia com o trabalhador. A responsabilidade de atrasos de encomendas e faturas é da empresa. Nós queremos trabalhar, mas não podemos perder nossos direitos", detalha Fabiano.  
Segundo o sindicalista, a adesão na região é grande. Em Arapongas praticamente todos os 25 funcionários, participam do movimento grevista.  
A categoria quer impedir a redução dos salários e de benefícios, e é contra a privatização da estatal. Além disso, o reajuste salarial, com a reposição mínima da inflação do período é uma outra reivindicação. 
"Desde agosto estamos tentando negociar com a empresa, mas não temos respostas. A empresa quer retirar alguns benefícios, como redução do vale alimentação, auxílio para mulheres. Quer retirar benefícios que ganhamos através do acordo coletivo. Nós queremos que a empresa mantenha o que temos no acordo coletivo e que nos dê a reposição", enfatiza o sindicalista.  
Ainda de acordo com Fabiano, a greve é por tempo indeterminado."Não recebemos nenhuma proposta da empresa, e entramos em greve. O movimento será mantido por tempo indeterminado. Enquanto não houver proposta, a grave será mantida", finaliza.  
O Centro de Distribuição dos Correis de Apucarana fica localizado  na Barra Funda. 
Os funcionários dos Correios entraram em greve geral por tempo indeterminado. A greve foi decretada na noite de anteontem em assembleias realizadas em diferentes estados do país.

OUTRO LADO
Em nota, os Correios informaram que empresa já colocou em prática seu plano de continuidade de negócios para minimizar os impactos à população. Levantamento parcial realizado na manhã de ontem, segundo a empresa, apontava que 82% do efetivo total trabalhava regularmente. No Paraná, 86,69% dos empregados estão trabalhando normalmente.
Segundo a empresa, os Correios estão executando um plano de saneamento financeiro para garantir sua competitividade e sustentabilidade da empresa, cujo prejuízo acumulado está atualmente na ordem de R$ 3 bilhões.