CIDADES

min de leitura - #

Guarda Ambiental atende quase 100 ocorrências por mês

DA REDAÇÃO

| Edição de 20 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

De janeiro a setembro deste ano, 885 ocorrências foram atendidas pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) de Arapongas. O volume corresponde a quase 100 ocorrências por mês na cidade, em média. Deste total, 235 atendimentos estão relacionados a maus-tratos (26,5%), mais que 26 ocorrências por mês, e 148 correspondem a captura de animais silvestres em área urbana (16,7%).

As demais ocorrências estão divididas entre descarte de resíduos sólidos, uso de fogo a céu aberto, corte e poda de árvores sem autorização, desmatamento ilegal, poluição atmosférica, entre outros.
De acordo com o comandante do setor ambiental da GM Emerson Alves, a captura de animais silvestres é corriqueira em Arapongas. 
“Somos acionados praticamente todos os dias para fazer a remoção de animais silvestres em área urbana. Com o crescimento da cidade, o espaço dos animais vai ficando cada vez mais limitado, e a alimentação deles também, o que explica o grande número de ocorrências neste sentido”, explicou.
Alves explica que a maioria dos animais resgatados é devolvida à natureza, retornando ao seu habitat natural, mas existem situações em que há necessidade de acompanhamento especializado e até encaminhamento para o Instituto Agua e Terra (IAT) do Paraná, para receber cuidados necessários.
Em casos de maus tratos, o agente explica que na maioria das vezes, os problemas são resolvidos mediante orientação.
“Trabalhamos principalmente com orientação e notificação. Autuação e apreensão do animal é em último caso, quando é bem grave. Geralmente conseguimos resolver a maioria dos casos com orientações”, afirmou.
O GDA recomenda que em caso de identificação de animais silvestres em área urbana, a população evite contato com o animal, e acione os órgãos ambientais pelo 153 da Guarda Municipal ou 3902 1194 da Secretaria de Meio Ambiente. (ALINE ANDRADE)