CIDADES

min de leitura - #

Homicídios crescem 4,5% no Vale do Ivaí no 1º semestre

Da redação

| Edição de 22 de agosto de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Vale do Ivaí registrou 23 homicídios no primeiro semestre, um a mais que no mesmo período do ano passado o que implica em um aumento de 4,5%. Os dados são da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública e foram divulgados ontem. O pequeno aumento vai na contramão do estado, que registrou nos primeiros seis meses de 2017 o menor número de homicídios dos últimos dez anos para o período, com 1.041 casos.

Na região da 16ª Subdivisão Policial (SDP), que agrega 26 municípios do Vale do Ivaí, entretanto, o município sede, Apucarana, registrou uma queda de 42% no número de homicídios. Foram quatro neste semestre contra 7 no mesmo período do ano passado. 
Com pouco mais de 9,8 mil habitantes, o município de Mauá da Serra, concentrou quase um quarto de todos os homicídios da região. Foram seis casos, contra apenas um registro no ano passado.  Também foram registrados crimes contra a vida em Ivaiporã, Jandaia do Sul, Califórnia, Marilândia do Sul, Cambira, Borrazópolis e Jardim Alegre (ver grafo).

ARAPONGAS
A tendência de redução de crimes também foi registrada no município de Arapongas. Sede da 22ª SDP, o município registrou uma queda de 52% nos homicídios. Foram 5 casos contra 11 no ano passado.
No Paraná, o número de homicídios é o menor desde 2007, quando o levantamento foi iniciado. Desde o início do trabalho estatístico, o menor número registrado era o de 2015, com 1.222 casos. Neste semestre foram 1.041 casos. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 1.268 mortes, a queda foi de 17,9%, o que representa 227 assassinatos a menos.
O secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita, afirma que a estatística comprova uma tendência de queda contínua neste tipo de crime. “Esse resultado é fruto dos investimentos do Governo do Estado e do trabalho unido das forças de segurança. O índice já vem em sucessivas quedas desde 2010, quando o governo estadual passou a fazer investimentos focados em repressão a homicídios”, ressaltou Mesquita.
A redução mais expressiva foi na região de Rolândia, com uma queda de 58,06% nos homicídios dolosos: de 31 para 13 mortes. (ADRIANA SAVICKI E AENE)